Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

O síndico ideal é aquele que conhece o condomínio e tem plano de metas

Quando as eleições para síndicos acontecem, e nos dois primeiros meses do ano são bem comuns, o condomínio vai eleger alguém que represente a comunidade por um período de dois anos. Segundo José Roberto Iampolsky, diretor da Paris Condomínios, a eleição para síndico é muito importante, pois nomeia-se um gestor, e sua atuação vai impedir prejuízos financeiros ou mesmo desvalorização de imóveis.

De acordo com Iampolsky o síndico ideal é aquele que conhece o condomínio e tem um plano de metas para realizar coisas como barateamento de condomínio, investimentos, melhorias para valorização do imóvel. Ainda no perfil ideal está a comprovação de que o candidato tem tempo e disponibilidade para cumprir suas funções e se relacionar com os moradores. É claro que, dentro deste perfil, o conhecimento das rotinas administrativas é ideal, além de “boa vontade em aprender, ouvir, servir e conciliar”, afirma o profissional.

Na outra ponta, a que representa o rol das qualidades indesejáveis, está a figura do condômino com “grande ego”, o tal dono da verdade, ou mesmo do perdulário. Na contramão do gastador, o tipo que não quer gastar nada também é contraproducente. É preciso equilíbrio entre os dois. Síndicos ausentes por exigência de suas profissões, que muito viajam ou com carga de trabalho excessiva, também não resolvem o problema.

Iampolsky lembra que o papel do síndico é representar e defender o condomínio, seja em questões trabalhistas, inadimplência de unidades ou gestão. É o síndico quem vai explicar e orientar moradores, portanto precisa saber ouvir e buscar soluções adequadas ao coletivo. Para que essas relações possam se estabelecer, a participação do condômino em assembleias deixa de ser importante para se tornar fundamental. Se o morador não conhece os seus pares não poderá decidir, definir ou mesmo votar com consciência. E se reclamar é fácil, mais fácil ainda é viver em harmonia.

 

Assembléia

O canal correto na busca por soluções 

Toda e qualquer discussão sobre pontos comuns do edifício precisam ser discutidos em assembléia. Questões como melhorias, animais, vagas em garagem ou mesmo funcionários devem passar pelo crivo comum, e essas reuniões são canais certos para isso. Iampolsky aponta os 5 Cs de problemas nos condomínios: cano, cachorro, criança, caloteiro e carro. A brincadeira tem sua razão de ser, pois são esses problemas que mais discussões levantam, e precisam estar ajustadas em termos de coletivo, com previsão em ata e, se possível, no regimento interno.

A confiança no síndico eleito é fundamental, bem como do Conselho Fiscal que acompanhará o passo a passo de sua atuação. A participação acaba por permitir a eleição de síndico com plano de metas, que ajuste obras que valorizem o imóvel e promovam a qualidade de vida.

SERVIÇO

A busca pelo perfil ideal

 

O BOM SÍNDICO

  • Ter plano de metas e cronograma para realizá-las
  • Realista, que não cria falsas expectativas
  • Conhecimento dos condôminos, sem invadir sua privacidade
  • Função administrativa, e não de polícia
  • Ter checklist com todas as datas e vencimentos 
  • Ter boa assessoria (administradora)
  • Saber gerir conflitos

O SÍNDICO INDESEJÁVEL

  • Não admite opiniões, ou seja, é o 'dono da verdade'
  • Megalomaníaco, que adora gastar
  • Sovina, não admite nenhum gasto
  • Sempre ausente, por motivos pessoais ou profissionais

SÍNDICO PROFISSIONAL

Pessoa que, por conhecimento ou formação e experiência, pode administrar um condomínio como se fosse uma empresa. É possível contratar um síndico profissional, mas o Conselho Fiscal precisa ser composto por moradores proprietários de unidades no condomínio.

REELEIÇÃO

Se um síndico é candidato à reeleição, os condôminos podem avaliar a gestão anterior antes de votar. É bom que se fuja da Cômoda sensação de manutenção do mesmo. Mudar pode ser vantajoso para o coletivo, principalmente se outro candidato apresentar novas e boas propostas.

VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL

Imóvel bem administrado é melhor avaliado pelo mercado. A boa administração permite que o condomínio receba melhorias sem onerar os condôminos, com o planejamento do rateio e gestão dos recursos recebidos. Além disso, valoriza-se o imóvel que não acumule problemas, ou seja, a manutenção preventiva é um gasto inteligente, pois evita desembolso indesejável no futuro.

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco "i", Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)