Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

Como selecionar o síndico profissional ideal para o seu condomínio

Peter Drucker, considerado o pai da moderna gestão de empresas cunhou o termo gestor como sendo “um profissional responsável por gerir recursos e atingir metas, garantindo a funcionalidade e a continuidade das tarefas e, sobretudo, atendendo as expectativas da sua equipe e de seus clientes”.

Nem sempre a vivência na função é um indicativo de competência. Conheço muitos síndicos profissionais que atuam há mais de 20 anos na atividade, que desconhecem novas metodologias de administração, ao ponto de ignorarem como se constrói um plano de gestão.

Condomínios grandes e pequenos, contratantes de um gestor profissional, têm o direito de exigir de seus gestores ações alinhadas às modernas práticas da ciência da administração.

Há uma máxima que diz que “um condomínio é a cara de seus condôminos”. Condôminos indiferentes elegem síndicos profissionais igualmente indiferentes, ou pouco interessados por uma melhor qualidade de vida condominial de longo prazo.

A seguir outras dicas que poderão contribuir no momento da seleção do síndico profissional ideal.

Assertividade é uma competência muito valorizada em um síndico profissional. Muitos deles, por receio de perder o cliente, atuam como verdadeiros “concordinos” julgando que dizendo sim a todos eles irão se perpetuar no cargo, ledo engano. A acomodação é um pecado maior que a ação. Síndico assertivo tem vida longa, o agressivo tem vida curta. E o síndico passivo não tem vida.

Como identificar traços não assertivos?

Na entrevista diga-lhe: aqui no condomínio precisamos de um profissional que não tire férias, que tenha dedicação 24 horas por dia…! E, ouça a sua resposta. Observe seus gestos. Tente descobrir a sua reação com estas palavras. O corpo fala. “A palavra é prata, o silêncio é ouro”. E tire as suas conclusões sobre o seu nível de assertividade.

Ética é cumprir com os valores da sociedade em que trabalha. Ética é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde. É ter a consciência “limpa”. Profissional antiético não tem espaço na era da informação. Sua reputação logo é escancarada ao descumprir alguns destes princípios.

Como identificar traços éticos?

Um das dicas é a provocação. Provoque-o com propostas indecorosas. Pergunte-lhe: se um fornecedor lhe oferecer 10% para fechar um acordo de serviços, que resposta você lhe daria? Fique atento em seus gestos e na sinceridade de suas respostas, e tire a suas conclusões sobre o seu verdadeiro comportamento ético.

Pró-atividade é outra competência requerida nos síndicos profissionais modernos. Pró-atividade é “antecipar-se aos acontecimentos”. Síndico proativo é gestor planejador e analítico. Só se é proativo quando conseguimos ver as coisas sempre um passo adiante. Pró-atividade é estar constantemente pesquisando necessidades e identificando situações adversas, e mediante tais circunstâncias saber construir uma solução personalizada antes de eclodir o problema.

Como identificar traços proativos?

 Faça o candidato expor a sua metodologia sobre como ele elabora o seu plano de gestão. Profissionais proativos não decolam sem um plano de vôo. Especule como ele traça as suas metas e as acompanha no dia a dia.

Como dissemos identificar um profissional ideal é sempre uma incógnita, por isso todo cuidado é pouco, quando se trata de delegar a gestão do nosso condomínio a alguém que não sabemos o nível de resposta que poderá oferecer na prática.

Sucesso em suas escolhas!

 

Autor: Vanderlei Aragão Rocha

Fonte: http://www.clicksindico.com.br/

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco I, Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)