Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

O seguro mais eficaz para o condomínio

De forma idêntica ao seguro multirrisco de habitação, o seguro de condomínio garante a indenização dos danos causados ao imóvel e pode ser contratado através de duas modalidades distintas: partes comuns ou edifício total.

Na modalidade partes comuns, ficam garantidos os sinistros que ocorram exclusivamente nas zonas comuns do edifício, como o elevador, as escadas, o telhado, etc. Se contratar o seguro na modalidade de edifício total, ficam seguros os danos que ocorram em qualquer zona do imóvel, incluindo o interior das frações dos condôminos.

Formalmente, a existência de seguro multirrisco de habitação por parte de todos os condôminos torna desnecessária a contratação do seguro de condomínio. No entanto, do ponto de vista prático, a resposta a um sinistro ocorrido nas zonas comuns do edifício torna-se bastante complexa pelo fato de ser necessário contatar em tempo útil as diversas seguradoras, sendo difícil haver uma resposta uniforme por parte de todas elas.

A existência de diversos seguros implica franquias, coberturas e capitais diferentes, o que poderá levar a complicações e atrasos nos pagamentos e, eventualmente, a falta de cobertura do sinistro por parte de algumas apólices. Caso isso se verifique, ou haja mesmo condôminos que não tenham segurado multirriscos de habitação, terá que ser o próprio condômino a suportar a sua quota-parte do prejuízo, situação potenciadora de discórdias e incumprimentos que deve ser de todo evitada.

Com a subscrição de um seguro de condomínio, tudo se torna mais simples e mais rápido, para além de esta ser uma solução bastante mais econômica do que o seguro multirriscos de habitação.

No caso de a opção ser pelo seguro de condomínio para a totalidade do edifício, existe sempre a possibilidade de ser passada a declaração de seguro de fração para os condôminos que necessitem de entregá-la na entidade financiadora da habitação. Desta forma, torna-se completamente desnecessária a subscrição do seguro multirriscos de habitação para a fração, por parte do condômino.

São inequívocas as vantagens da contratação do seguro de condomínio para proteger um imóvel em regime de com propriedade.

Fonte: http://www.gestaodocondominio.pt/

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco "i", Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)