Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

Dicas essenciais para manter o fluxo de caixa do seu condomínio sempre positivo

Condomínio de sucesso tem suas finanças em dia, por isso damos dicas essenciais para melhorar seu fluxo de caixa, é uma verdadeira receita de prosperidade financeira. De um modo geral, a última coisa que você precisa é de um sistema de gestão complicado, que o faça perder tempo procurando informações ou que o leve a omitir dados que podem ser importantes para tomadas de decisões estratégicas. Apesar de não parecer, ter o perfeito controle sobre a entrada e a saída de dinheiro pode ser mais fácil do que se imagina.

Incentive o pagamento rápido – Descontos é uma boa forma de incentivar os pagamentos a receber em um espaço de tempo mais curto. Abra mão de um percentual para o caso de pagamentos em dez dias, por exemplo. Assim entra mais dinheiro no seu fluxo de caixa.

Procure prazos mais longos para pagar as contas- Tem fornecedores? Negocie com eles o prazo das contas a pagar, tentando uma linha de crédito livre de juros. Normalmente você pode conseguir entre 60 e 90 dias, o que já ajuda bastante.

Tenha um software gestão financeira – Sistemas com relatórios complexos de fluxo de caixa só servem para atrapalhar. Procure um com interface intuitiva, painel de controle onde as principais informações e indicadores apareça, com facilidade, otimizando a gestão da sua empresa.

Não “prenda” seu dinheiro no estoque– Estoque desorganizado é dinheiro parado. Faça um balanço das suas entradas e veja o que é realmente necessário. Muitas vezes é reduzindo o estoque e concentrando-o em determinada qualidade de produto que as vendas prosperam.

Use números realistas- Faça uma previsão mínima de fluxo de caixa para três meses, registrando discriminadamente entradas e saídas previstas e efetivas, com destino das despesas e origem das receitas, mas evite estimativas exageradas. Analise a carteira de moradores, os dados do mercado, os fatores sazonais e o histórico do fluxo do caixa para produzir estimativas realistas.

Calcule o fluxo de caixa diariamente- De acordo com os especialistas, o ideal é calcular o fluxo de caixa diariamente, já que o cálculo semanal pode camuflar saldos negativos.

Dinamize suas compras– Evite fazer suas compras com um único fornecedor. Compare preços, certifique-se de estar pagando taxas competitivas. Você pode economizar um bom dinheiro pesquisando um pouco mais.

Crie centros de custos– Criando centros de custos fica mais fácil ratear ou agrupar as despesas da sua empresa. Dessa forma você tem mais controle sobre os custos de uma unidade, departamento ou mesmo funcionário, facilitando a tomada de decisões que influenciam no fluxo de caixa.

 

Fonte: Blog Condomínio

 

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco I, Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)