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Auditoria – Equipes, Composição e Conhecimentos

Equipe de Auditoria

 

O gerente da equipe deve ter habilidade suficiente para recrutar ou formar profissionais com nível adequado de capacitação técnica para a realização de auditoria em um ambiente informatizado. Ele precisa determinar os níveis de conhecimento necessários de sua equipe.

 

Conhecimentos necessários

 

Todos os membros da equipe de auditoria de sistemas deve ter certo conhecimento da área e experiência prática anterior, tendo trabalhado em centros de processamento de dados, de desenvolvimento de sistemas, de pesquisa aplicada, ou para fornecedores de hardware, software ou serviços de consultoria na área de informática.O auditor deve ter conhecimento suficiente de sistemas computacionais para planejar, dirigir, supervisionar e revisar o trabalho executado.O tipo de conhecimento necessário em uma auditoria de TI depende do tipo de ambiente computacional da entidade a ser auditada. Os conhecimentos básicos em informática englobam desde sistemas operacionais, software básico, bancos de dados e processamento distribuído, até software de controle de acesso, segurança de informações, plano de contingências e de recuperação, metodologias de desenvolvimento de sistemas, etc.

 

Em uma auditoria mais detalhada, é provável que sejam necessários conhecimentos adicionais de técnicas como CAATs (Computer Assisted Audit Techniques), software de auditoria e extração de dados, linguagens de programação específicas, planejamento de capacidade e avaliação de custos de equipamentos, e serviços de consultoria em informática.O auditor de TI deve ainda obedecer os princípios éticos de auditoria e ter bom relacionamento, capacidade de comunicação oral e escrita, senso crítico e conhecimentos específicos na área a ser auditada.

 

Composição da equipe

 

Para a formação da equipe, existem três opções:

 

Contratar consultoria externa

 

Desenvolver a capacidade técnica em informática de auditores com formação básica em contabilidade e auditoria.Desenvolver tecnicamente, em auditoria, funcionários com formação em análise de sistemas, processamento de dados, engenharia de software, ciência da computação, etc.

 

Consultoria externa

 

É viável para:

 

• Sistemas de alta complexidade.

 

• Tarefas específicas, isto é, em pontos em que seus conhecimentos sejam realmente indispensáveis.

 

Pontos críticos: custos, controle sobre suas atividades e as cláusulas contratuais.É importante estabelecer objetivos rígidos, orçamento adequado e pontos de controle durante a auditoria, supervisionando o trabalho dos consultores até a conclusão do serviço. Ao término da auditoria, normalmente se avalia o serviço, reunindo opiniões dos consultores, dos membros da equipe de auditoria e da gerência, com o objetivo de evitar as mesmas falhas no futuro.A contratação de uma auditoria externa deve ser feita logo no início do trabalho, assim que forem definidos o campo, o âmbito e as sub-áreas a serem auditadas e que for verificado que ninguém da equipe interna tem condições de realizar o trabalho.

 

Capacitação de auditores para atuarem com Auditores de Sistemas

 

Dificuldades:

 

•Transformações constantes de produtos e tecnologias

 

•Termos técnicos utilizados pelos profissionais de informática.

 

Capacitação de profissionais de informática em Auditoria

 

•Alternativa mais natural

 

•O potencial do profissional deve ser avaliado para a nova função

 

•Deve-se avaliar também sua capacidade de adaptação.

 

 

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