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Como montar uma loja de roupas de sucesso

Com todas as atrações do mercado de vestuário, um dos tipos de negócios consiste em montar uma loja de roupas que está se consolidando cada vez no mercado brasileiro em geral com o surgimento de novos casos de sucesso de empreender em lojas, magazines e boutiques.

 

As roupas estão presentes como um item necessário para uma boa apresentação pessoal e adquiriram com o passar do tempo diversas atrações adicionais como estilos variados, novidades da moda, adequação às diferentes estações do ano além da extrema criatividade nos mais diversos produtos de vestuário presentes no mercado.

 

A seguir mostramos abaixo como montar uma loja de roupas de sucesso seguindo nossas orientações.

 

Antes de planejar a loja de roupas

 

As pessoas que desejam montar uma loja de roupas devem antes de iniciar qualquer planejamento verificar se possui o perfil necessário para ser um lojista. Neste caso, é interessante se fazer algumas perguntas:

 

• Você possui as características de um empreendedor? Faça o nosso teste de perfil.

 

• Você gosta do segmento de vestuário e de moda?

 

• Você se vê dinâmico e com interesse por variações e tendências da moda?

 

Se sua resposta foi sim você poderá continuar buscando informações para montar sua loja de roupas. De modo geral o sucesso do seu negócio será determinado pelo seu perfil empreendedor, o mercado local e o seu plano de negócios.

 

Caso você não tenha experiência e precise de um material para lhe ajudar, conheça o Kit Como Abrir Um Negócio, que lhe conduz desde a escolha do tipo de negócio até o cálculo automático de resultados.

 

Se você ainda não definiu exatamente qual tipo de negócio vai montar, o kit traz uma planilha prática para lhe auxiliar na decisão de montar uma loja de roupas considerando o capital disponível para investir, suas características e sua região.

 

Posicionamento: Qual tipo de roupas você vai vender?

 

Você precisa observar a micro região onde pretende montar sua loja de roupas e tentar identificar lojas que aparentemente estão indo bem. Visite a região em dias e horários alternados para ter uma idéia do volume de vendas destas lojas.

 

A partir desta observação você poderá escolher um segmento que parece mais atraente para fazer seu planejamento e descobrir se é realmente viável montar uma loja de roupas.

 

Dentre as opções para abrir uma loja de roupas você poderia escolher

 

Lojas voltadas um tipo de roupa única como roupas femininas, masculinas ou roupas infantis oferecendo com isso os mais variados estilos de confecções e peças nestas áreas específicas;

 

• Lojas que oferecem roupas e acessórios de diversas marcas para vários públicos, sendo mais indicado para as pessoas da classe B em diante;

 

• Lojas de produtos esportivos sendo indicado para localidades com muitas academias e/ ou cultura local voltada para a prática de exercícios;

 

• Boutique contendo roupas de marcas exclusivas, sendo mais indicada para quem pretende atuar com consumidores da classe A;

 

• Conforme o tamanho da cidade e perfil dos habitantes haverá espaço também para uma loja de roupas evangélicas;

 

• Lojas de moda íntima com opção de roupas para uso íntimo tanto para os homens como para as mulheres;

 

• Loja de roupas para gestantes;

 

• Iniciar uma loja de moda praia;

 

• Comprar uma franquia de roupas, ou até:

 

• Trabalhar online com uma loja virtual de roupas.

 

Qual o perfil do seu cliente alvo?

 

É importante buscar conhecer a clientela que vai ser abordada buscando dados como: o seu poder aquisitivo se pertence à classe social A, B, C, seus hábitos de consumo, onde mora, tamanho da família, etc.

 

Para descobrir exatamente você precisaria de uma pesquisa de mercado, mas como, a maioria dos empreendedores não dispõe de recursos para tanto, a observação e o senso comum já serão de grande ajuda.

 

A escolha do ponto comercial

 

Neste tipo de empresa, chamado “negócio de ponto”, a escolha do ponto comercial é primordial para o sucesso. Lembre se de que você precisa estar perto do seu cliente. Verifique o tipo de lojas na vizinhança o perfil dos transeuntes e o fluxo de veículos pelo local.

 

Neste tipo de negócio, às vezes é melhor estar localizado próximo a outras lojas do gênero do que ficar isolado em uma outra região sem concorrentes. Verifique também:

 

• O local escolhido é de fácil acesso para os consumidores? Possui estacionamento?

 

• A segurança é adequada ou ocorrem assaltos e roubos constantes?

 

• O fluxo de movimentação do público alvo é bom? (Público alvo – não adianta ter uma loja de roupas de grife próximo a um terminal de ônibus com fluxo enorme de pessoas. Passa muita gente, mas provavelmente ninguém disposto a pagar pelo seu produto).

 

• Na micro região escolhida existem outros lojistas que atuam no mesmo segmento que o seu?

 

Análise da Concorrência da futura loja

 

Agora que você já definiu um segmento do mercado de vestuário que parece mais atrativo é hora de começar o planejamento para valer. Continue sua observação inicial prestando atenção nos seguintes itens:

 

• Qual o número de concorrentes na micro região escolhida?

 

• Qual o volume de vendas deste mercado?

 

• Este tamanho de mercado é suficiente para comportar mais uma empresa e ainda ser atrativo?

 

• Identifique os principais pontos fortes, pontos fracos e deficiências dos seus 4 principais concorrentes.

 

 

Onde eles erram e onde acertam?

 

Para chegar a estes números, visite as lojas concorrentes, observe do outro lado da rua, converse com funcionários e ex funcionários. Vale a pena gastar um tempo levantando estas informações.

 

O Planejamento financeiro

 

Estes números acima formarão suas premissas do volume de vendas, do tamanho do mercado e da concorrência. Estas premissas é que vão embasar seu plano financeiro. Um bom plano financeiro deverá lhe mostrar o resultado da sua idéia de negocio, ou seja, o lucro ou prejuízo. É como dar uma espiada no futuro.

 

O planejamento financeiro deverá lhe dizer também em quantos meses você terá no bolso de volta o dinheiro que investiu no negócio, o chamado payback. E por final ele deverá lhe dizer quanto você deverá vender no mês para ficar no zero a zero, ou seja, o quanto você TEM que vender para não ter lucro nem prejuízo.

 

Este é o chamado ponto de equilíbrio.

 

Investimento inicial para montar uma loja de roupas
 

O investimento inicial é o dinheiro que você gastará para montar sua loja de roupas, bem como o capital necessário para manter a loja nos primeiros meses (capital de giro).

 

O investimento inicial faz parte do seu planejamento financeiro e nele você deverá colocar todos os materiais que for utilizar ao abrir a loja de roupas, como:

 

• Balcão de atendimento;

 

• Araras, manequins, espelhos e provadores;

 

• Prateleiras, estantes e vitrines;

 

• Telefone, computadores;

 

• Programas para emissão de cupom fiscal e ERP (sistema de gestão empresarial);

 

• Móveis como cadeira, mesa, arquivo e material de escritório em geral

 

Também compõe o investimento inicial o valor gasto para comprar o estoque da loja de roupas.

 

Como vencer a concorrência

 

Você já descobriu o tamanho da concorrência e também se poderá superá-la quando levantou seus pontos fortes e fracos, agora é hora de traçar no seu planejamento como vencer a concorrência.

 

Basicamente para superar a concorrência você deverá ter melhores produtos e serviços.

 

 “Como assim melhores serviços? Vou montar uma loja de roupas e não uma prestadora de serviços.”

 

Todo comércio, de alguma maneira presta serviços, seja no atendimento ao consumidor, no serviço de entrega a domicílio ou em uma ligação para informar da nova coleção que chegou à loja.

 

Quanto aos produtos você precisa encontrar bons fornecedores com produtos de qualidade e variedade. Você deveria fazer um planejamento dentro do seu plano de negócios também chamado de plano de serviços diferenciados.

 

Este plano consiste em idealizar as ações que farão a diferença nos serviços de sua loja de roupas para conseguir atrair mais clientes, vencer a concorrência e conseqüentemente obter sucesso no empreendimento. O seu plano deve considerar especificamente os pontos fracos e fortes da concorrência e o perfil do seu cliente.

 

A decoração da loja de roupas

 

A decoração da loja de roupas deve ser cuidada em todas as suas áreas considerando os móveis, decoração da vitrine, pintura, iluminação, revestimento; fachada, calçada, etc. É importante estar atento em todos os aspectos que podem de forma direta ou indireta influenciar para que ocorra uma comunicação social adequada às pretensões da loja que foi criada.

 

Trocando em miúdos. A decoração da loja deve condizer com o tipo de cliente. Você não deve montar uma loja de grife com uma decoração e fachada populares. Conseqüentemente você atrairá pessoas para a loja que não ficarão à vontade com os preços das roupas que dirão. Não obrigado, estou só olhando…

 

Enquanto isso os verdadeiros clientes passam na porta da loja, mas, não entram por acreditarem que pela fachada e decoração ali não tem o que procuram.

 

Formação dos preços das roupas

 

Os preços que serão cobrados devem levar em consideração não apenas os custos das mercadorias, mas, também a competitividade em relação aos preços dos concorrentes na micro região de atuação.

 

Uma maneira de determinar o preço de vendas para seus produtos consiste em começar a precificar as peças a partir do preço da concorrência e a partir deste valor obtido determine o total dos custos realizados e em seguida verifique a porcentagem do lucro a ser ganho.

 

Se o lucro obtido a partir dos preços da concorrência não for satisfatório?

 

Sua loja deverá diminuir os custos. Caso contrário, a sua análise financeira está no caminho correto para ganhos efetivos e sucesso no empreendimento.

 

Conforme o segmento de clientes que você for trabalhar, como no caso de roupas de grifes ou franquias, não haverá como basear o preço nos seus concorrentes. Nestes casos o fornecedor já indica um valor de venda aproximado. Cabe a você checar a lucratividade mensal da loja e trabalhar o preço de venda de acordo.

 

Financiamento para abrir uma loja de roupas

 

Estas linhas de créditos para abertura de empresas estão sempre mudando e ainda há muitas particularidades regionais. De modo geral não há linha de crédito para montar uma loja de roupas, por se tratar de uma empresa nova. O que você poderia conseguir seria crédito pessoal, o que normalmente não é indicado pelas altas taxas de juros.

 

No máximo você poderia conseguir crédito para comprar uma franquia de roupas. Neste caso o melhor para lhe indicar o banco é a franquia com a qual você estiver negociando.

 

Assim se você ainda não tem o capital necessário para iniciar o negócio o mais provável de conseguir um empréstimo é com alguém da família. Mas não se esqueça de fazer um planejamento antes para não ser pego de surpresa. 

 

10 dicas para montar uma loja de roupas.

 

1. Recrute profissionais qualificados: para esta escolha é importante buscar pessoas com habilidades como boa comunicação interpessoal, bom atendimento ao cliente, capacidade para identificar de maneira adequada o perfil e desejos dos clientes, saiba ouvir, possua paciência, poder de negociação, equilíbrio emocional, presteza e agilidade.

 

2. Estruture a loja de roupas possuindo com uma área para vendas, espaço de exposição das roupas, caixa, empacotamento e entrega além de uma área para Estoque, escritório, vestiário e banheiro.

 

3. Ofereça de forma constante em todo final de estação uma promoção nas peças restantes com preços bem atrativos.

 

4. Ofereça brindes da loja a partir de um valor determinado nas compras realizadas para fidelizar os clientes e obter bons rendimentos.

 

5. Crie um cadastro de clientes o qual deve ser útil e funcional de forma que seja possível obter um melhor conhecimento dos clientes com informações como gostos, tendências, hábitos. Esta ação permite ainda saber de maneira mais adequada quais novidades irá agradar de forma mais específica os clientes. No ato do cadastro pergunte se o cliente deseja receber uma ligação sempre que chegar novas coleções.

 

6. Conforme o segmento de atuação, escolha clientes com ticket médio (valor médio de compra) acima de um “valor X” e enviar vale brindes.

 

7. Facilite o parcelamento e pagamento das compras realizadas pelos clientes. (esta é bem básica, mas ainda assim é importante);

 

8. Conforme o segmento de clientes, tenha uma pessoa na loja para levar peças em domicílio. Não esqueça a máquina de cartão de crédito portátil.

 

9. Loja de roupa com segurança e higiene além de outros aspectos que sejam considerados de maneira específica por cada funcionário.

 

10. Seja ético e correto com seus clientes. Dê uma olhada no código de defesa do consumidor para conhecer os direitos e deveres dos clientes.

 

Fonte: www.novonegocio.com.br

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