Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

A Execução do Plano de Ação

Estabelecidas as necessidades para o saneamento do negócio, sua implementação requererá o detalhamento de cada passo a ser dado: qual a ação específica a ser tomada, qual o resultado esperado desta, quem será o responsável pela ação e qual o prazo assinalado para seu cumprimento.

 

Esta providência é importante para se garantir que o Plano de Ação será fielmente executado, gerando as mudanças necessárias na conjuntura empresarial.

 

Fator fundamental aqui é a escolha criteriosa dos responsáveis por cada ação, colocando sobre cada uma delas profissionais com capacidade técnica e de liderança compatíveis com a importância que cada ação requer.

 

A consolidação do processo.

 

Completados os passos propostos no Plano de Ação, passa-se à avaliação dos resultados alcançados. Se restarem ainda correções a serem feitas, podem-se estabelecer novos ajustes, agora pontuais e, de regra, de menor alcance.

 

Se satisfatórios os resultados atingidos, cumpre fechar o processo de reestruturação, fixando-se os parâmetros pelos quais a empresa vai operar no futuro.

 

Os talentos trazidos à empresa especificamente para o trabalho de reorganização da mesma terão, então, cumprido seu papel e poderão deixá-la ao cuidado dos dirigentes que assumem suas obrigações permanentes, podendo, é claro, manter-se aqueles que se destacaram na reestruturação para os quadros perenes da empresa, se assim os administradores entenderem conveniente.

 

Todos os passos que descrevemos até aqui aplicam-se, como já dissemos, à recuperação espontânea do negócio, de iniciativa exclusiva dos administradores do mesmo.

 

Casos há, entretanto, em que esta iniciativa própria não é mais possível, pela delicadeza da situação da empresa e pela pressão dos credores da mesma, ocasião em que se mostra mandatório o processo de recuperação legal (judicial ou extrajudicial).

 

Os requisitos para estes casos estão previstos na Lei Federal nº 11.101 de 9 de fevereiro de 2005 e passamos, agora, a estudá-los.

 

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco I, Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)