Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

5 dicas para aproveitar melhor os eventos de networking


Saiba como tirar melhor proveito dos encontros que aproximam empreendedores, investidores e potenciais parceiros


Por Daniela Moreira

 

Conhecer pessoas, trocar ideias, atualizar-se das novidades do mercado, manter contato com especialistas, parceiros, e com os concorrentes também, por que não? São vários os motivos para participar de eventos de relacionamento. 

 

No mercado brasileiro de startups, a oferta de encontros do tipo é cada vez maior. Entretanto, por inexperiência ou falta de foco, você pode acabar não aproveitando tudo que o evento pode oferecer. 

 

Tiago Asevedo, idealizador da circuito Startup, série de eventos para novos empreendedores, dá dicas para um melhor proveito dos encontros de networking: 

 

Concentre-se nas pessoas certas 

Tenha bem definido em mente quem você pretende encontrar. O ideal é focar em conhecer as pessoas que tenham algo a ver com seu negócio e só depois abrir o leque para conversa com pessoas aleatórias, o que também acaba sendo proveitoso. Por exemplo, se você já tem uma empresa operando e quer trocar experiências com donos de negócios na web, não gaste uma hora conversando com responsáveis por incubadoras de negócios logo no começo do evento. Deixe para falar com o pessoal da incubadora depois que falar com os empreendedores. 

 

Não esqueça seu cartão de visita 

Parece uma dica boba, mas muita gente se esquece deste “detalhe”. Se não tem cartão, trate de providenciá-lo antes do evento. E não tenha medo de encher o bolso. A famosa frase “meus cartões acabaram” deve ser evitada. E lembre-se de que o cartão de visita não é panfleto. Não saia distribuindo a torto e a direito, sem nem conversar com a pessoa. O objetivo é fazer contato, e não trocar papel. O cartão serve apenas como um lembrete da conversa. 


Movimente-se! 
Evite ficar sentado ou parado num canto esperando que as pessoas venham até você. Isso irá limitar suas oportunidades de conhecer pessoas interessantes. Se não está conversando com ninguém, ande pelo salão e encontre alguém para iniciar o papo. E se perceber que a conversa não está de acordo com seus objetivos, educadamente peça licença e se mova novamente! 


Dê o primeiro passo 

A regra é clara: nada de timidez ou pudor. Nesses eventos, você deve se aproximar das pessoas e iniciar uma conversa. É natural, todos fazem isso, e ninguém irá julgá-lo por estar puxando papo. Vença a timidez e vá fundo! É muito simples começar: “Oi, tudo bem? Eu sou fulano de tal empresa. Qual seu nome? O que sua empresa faz?”

 

Vá direto ao assunto 

Lembre-se que este é um evento de negócios. Muita gente acha que começar a conversa falando sobre futebol vai criar um clima mais amigável. No entanto, essas pessoas acabam se empolgando no papo e se esquecem de falar de negócios. As pessoas estão lá para fazer contatos e falar de negócios. Portanto, não fique preocupado em deixar o "papo leve". Vá direto ao ponto e lembre-se: o tempo é limitado. 

 

Fonte: http://revistapegn.globo.com

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco I, Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)