Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

A controladoria como fonte de informações gerenciais

No cenário econômico atual, o mercado consumidor está cada vez mais exigente. O ambiente competitivo em que as organizações estão inseridas, as mudanças no sistema de produção e a introdução de novas tecnologias conduzem às empresas a responderem de forma imediata os apelos e necessidades do ambiente externo, em busca de aumento de produtividade e redução de custos na gestão de seus negócios.

 

A gestão estratégica de custos é considerada ferramenta gerencial fundamental para tomada de decisões e alcance dos resultados almejados pela organização. É importante ressaltar que para esta funcionar de maneira adequada, é necessário que a organização possua contabilidade integrada e atualizada, para servir de base nos processos seguintes.

 

Para entender melhor o assunto é essencial destacar as diferenças entre a Contabilidade Societária e a Contabilidade Gerencial.

 

A Contabilidade Societária tem a função de emitir os relatórios que compõem as Demonstrações Financeiras, são esses: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração do Valor adicionado (empresas de Capital aberto) e Notas Explicativas. Essas informações atendem aos usuários internos e externos (investidores, administradores, bancos, fornecedores, fisco, etc.), sendo regidas pela Lei nº 6.404/76 e suas alterações posteriores, bem como pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC.

 

Já a Contabilidade Gerencial, também chamada de Controladoria, tem como principal função converter as demonstrações financeiras em ferramenta gerencial de apoio a tomada de decisão.

 

É através das informações geradas pela Contabilidade Gerencial que podemos responder a alguns questionamentos: O empreendimento é viável? Qual o produto mais rentável, e o mais lucrativo? Quais as consequências de retirar algum produto de fabricação? Qual é o Faturamento necessário para cumprir com as obrigações? Como reduzir os custos sem afetar a produtividade?

 

Para obtenção dessas respostas é necessário conhecer o objeto de negócio, a precificação de seus produtos, mercadorias e serviços, apurar a margem de lucro, a taxa mínima de atratividade e gerenciar sua política de Capital de giro.

 

Pode-se constatar que a Contabilidade e a Controladoria caminham juntas, uma depende da outra. Com o intuito de maior participação no mercado, os gestores estão cada vez mais buscando maiores resultados para o seu negócio. Dessa forma, podemos entender a importância de conhecer os métodos a serem adotados em uma organização, agregando valor para ela e seus acionistas.

 

Por: Leila de Andrade
Fonte: http://www.classecontabil.com

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco I, Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)