Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

AUDITORIA – CONCEITO E NATUREZA DA AUDITORIA

Conceitos

 

Auditoria é uma atividade que engloba o exame de operações, processos, sistemas e responsabilidades gerenciais de uma determinada entidade, com intuito de verificar sua conformidade com certos objetivos e políticas institucionais, orçamentos, regras, normas ou padrões. A atividade de auditoria pode ser dividida em três fases: planejamento, execução e relatório. O campo da auditoria é composto pelo objeto a ser fiscalizado, período e natureza da auditoria. 

 

O objeto pode ser uma entidade completa (instituição pública ou privada), uma parte selecionada ou uma função dessa entidade, e o período a ser fiscalizado pode ser de um mês, um ano ou até mesmo corresponder ao período completo da gestão de determinado administrador. O âmbito da auditoria constitui-se da amplitude e exaustão dos processos de auditoria. Definem até que ponto serão aprofundados as tarefas de auditoria e seu grau de abrangência.

 

A área de verificação é o conjunto formado pelo campo e âmbito de auditoria. A área delimita os tempos, em função da entidade a ser fiscalizada e da natureza da auditoria.Controle é a fiscalização exercida sobre as atividades de pessoas, órgãos, departamentos ou produtos para que as atividades ou produtos não se desviem das normas preestabelecidas. Os controles podem ser:

 

• Preventivos: previnem erros, omissões ou atos fraudulentos.

• Detectivos: detectam erros, omissões ou atos fraudulentos e ainda relatam sua ocorrência.

• Corretivos: usados para reduzir impactos ou corrigir erros uma vez detectados.

 

Natureza da Auditoria

 

Os tipos mais comuns são classificados de acordo com os seguintes aspectos: quanto ao órgão fiscalizador, à forma de abordagem do Tema e ao tipo ou área envolvida.

 

Quanto ao órgão fiscalizador

 

Auditoria interna: realizada pelo departamento interno responsável pela verificação e avaliação dos sistemas e procedimentos internos de uma entidade.Objetivo: reduzir as probabilidades de fraudes, erros, práticas ineficientes ou ineficazes. Auditoria externa: realizada por instituição externa e independente daquela fiscalizada.Objetivo: emitir um parecer sobre a gestão de recursos da entidade, sua situação financeira, a legalidade e a regularidade de suas operações.

 

Auditoria articulada: trabalho conjunto de auditorias internas e externas.

 

Quanto à forma de abordagem do Tema

 

Auditoria horizontal: auditoria com tema específico realizada em várias entidades ou serviços paralelamente. Auditoria orientada: auditoria focada em uma atividade específica qualquer ou em atividades com fortes indícios de erros ou fraudes.

 

Fonte: http://www.ituiutaba.uemg.br/sistemas1/material/seg_aud_sist/auditoria.pdf

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco I, Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)