Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

Como fazer uma Proposta Comercial para pequenas empresas

Digamos que você seja um prestador de serviços e tem pequenas empresas como clientes.

 

O problema é que é fácil se perder no tempo em meio a orçamentos, planejamentos, powerpoints e cases e você fica sem saber por onde começar a apresentar ao seu cliente. Como não deixar um bom negócio escapar, sem se estressar tanto?

 

Pois é, temos algumas dicas que podem te ajudar.

 

O início de um bom negócio

 

O que é uma proposta comercial?

É um documento ou apresentação de o que você pode oferecer ao seu cliente ou como resolver o problema dele e qual o custo da solução.

 

Para grandes empresas, geralmente a proposta comercial é quase um planejamento, com um detalhamento refinado que não interessa para seu cliente de pequena empresa. No nosso caso, a proposta deve ser direta e objetiva.

 

A proposta comercial ainda serve para evitar contratos. Redigir contratos demoram tempo, custam caro e são desnecessários para negociações menores, que são mais olho no olho.

 

Mais resultado, menos tecniquês

 

Seu cliente provavelmente não sabe tanto quanto você o que você faz. Portanto não precisa encher a proposta com linguagem técnica. Caso fosse uma grande empresa, tudo bem, eles querem na proposta testar você se você realmente sabe o que faz. Já a pequena empresa cobra o resultado.

 

Convença seu cliente de que você sabe o que faz usando apenas uma linguagem simples.

 

Modelo de Proposta Comercial

 

O mínimo sobre o que você pode oferecer deve ser dito. Aqui vai um pequeno guia que pode te auxiliar a elaborar um bom plano.

 

• Nome do Projeto: dê um nome que identifique o projeto, fica mais fácil para você organizar.

• Briefing: em poucas palavras, explique o problema ou objetivo de seu cliente e o que pode ser oferecido como solução.

• Detalhamento do problema: não é necessário, apenas caso você queira guardar como documentação.

• Pré-requisitos: descreva qual infra-estrutura você vai precisar e se o cliente já possui ou não.

• Detalhes da entrega: numere os pacotes que você vai entregar.

• Descrição da entrega: descreva sucintamente cada pacote que você vai entregar.

• Etapas de desenvolvimento: coloque os passos de execução para cada pacote. Serve para o cliente saber mais ou menos qual o workflow do serviço e fica mais fácil de ele acompanhar.

• Cronograma: dê uma idéia dos prazos para cada etapa.

• Previsão de entrega: prazo de entrega do serviço/produto.

• Responsabilidades do cliente: o que o cliente deve lhe oferecer para a viabilidade do projeto que não sofra atrasos.

• Responsabilidades do prestador de serviços: deixe claro que algumas coisas você pode fazer que não façam parte diretamente do serviço.

• Pagamento: indique o valor total e as formas de pagamento.

• Validade: dê um prazo de aceitação da proposta, senão você pode cair no esquecimento.

• Contato: coloque todas as formas de contato possíveis.

 

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco "i", Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)