Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

O que inspira Paulo Nigro à frente da Tetra Pak Brasil

 

Originalmente, Paulo Nigro é formado em engenharia mecânica, mas especializou-se em gerência e administração de negócios, pelo IMD Institute, em Lausanne, na Suíça. Ele começou sua carreira como estagiário da Philips. Depois, trabalhou na Goodyear e na Agar. Na Tetra Pak, ele está desde 1997, chegando à presidência da companhia no Brasil em 2007. 

 

Focado em sustentabilidade, Nigro defende que o sucesso de uma empresa dependendo do engajamento entre as pessoas e que isso "só é possível se o líder se aproxima,se envolve e há um verdadeiro alinhamento com os valores individuais". Veja o que mais o inspira à frente da Tetra Pak Brasil. 

 

Livro “A riqueza na base da pirâmide: erradicando a pobreza através do lucro", de C.K. Prahalad

 
O livro reúne casos de empresas bem-sucedidas que vendiam ou prestavam serviços para as camadas mais pobres da população. A intenção é mostrar como é possível lucrar e obter resultados e, ao mesmo tempo, ajudar a reduzir os problemas de desigualdade social. 

 

"A obra aborda o desenvolvimento de produtos e serviços para as pessoas de baixa renda, que ganham de US$2 a US$8 por dia, e hoje ocupam uma classe constituída por mais de dois bilhões no mundo.

 

Recentemente participei de um estudo global, desenvolvido pela Tetra Pak, que mostra como é possível aproveitar essa oportunidade de atender esse potencial mercado intocado com mais profundidade. 

 

“Acredito que, além de agregar muito aprendizado, o livro ajuda a praticar o exercício de sempre ter uma visão diferenciada sobre os cenários e de trilhar caminhos novos e inovadores.”

 

Líder Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal

 
Primeiro negro a se tornar ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Barbosa é agora o presidente da Instituição. Este ano, o jurista entrou para a lista das cem personalidades mais influentes do mundo, eleitas pela Time. 

 

"Admiro principalmente sua história de superação, saindo de uma infância simples no interior de Minas Gerais e buscando formação em Brasília, se sustentando com seu próprio trabalho. Buscando conquistar melhores posições e conhecimento, alcançou o cargo atual. 

 

“Com um forte perfil de liderança, tendo voz ativa para mudança, e até por vezes enfrentando opiniões divergentes, Joaquim mostra que sua atuação a frente do STF é um divisor de águas nos julgamentos da corrupção e de escândalos políticos.”

 

Filme Invictus, dirigido por Clint Eastwood, com Morgan Freeman e Matt Damon

 
O filme conta a história real de como Nelson Mandela, recém eleito presidente da África do Sul, reuniu brancos e negros no país ainda racista, por meio da Copa do Mundo de Rúgbi, em 1995.

 

"O filme Invictus, que narra parte da história de Nelson Mandela, representado pelo ator Morgan Freeman, no início do seu mandato como presidente da África do Sul, é traz diversas lições de uma liderança inspiradora.

 

Mesmo à frente de um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid, o longa metragem mostra um líder corajoso, disposto a enfrentar as adversidades e mudar positivamente o cenário, independente do histórico das situações.

 

Por trás do enredo principal, que mostra o desafio de unificar a população, em torno dos jogos do campeonato mundial de rúgbi, nas cenas do cotidiano aparece um líder cuidados e servidor, que genuinamente se preocupa com as pessoas.

 

Eu me identifico bastante com essa mensagem, porque o sucesso de qualquer organização ou empresa depende do engajamento e relacionamento com as pessoas. E isso, cada vez mais, só é possível se o líder se aproxima, se envolve e há um verdadeiro alinhamento com os valores individuais."

 

Fonte: www.exame.abril.com.br

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco "i", Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)