Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

Passo a Passo para emissão de Nota fiscal Eletrônica de Serviço ¹

 
1. PROVIDENCIAR A COMPRA DE UM CERTIFICADO DIGITAL.

 

Para a compra deve ser escolhida a empresa certificadora de preferência do cliente e adquirir um certificado modelo A1 (software baixado e instalado no computador com validade de 1 ano) ou modelo A3 (tomem ou cartão digital com validade de 3 anos).

 

2. BAIXAR O CERTIFICADO NO COMPUTADOR OU FAZER A INSTALAÇÃO.

 

3. INSTALAR O PROGRAMA PARA EMISSÃO DAS NOTAS

 

Para baixar o programa use o link abaixo, no canto direito da tela tem a opção de download; primeiramente, deve ser baixada a parte de homologação/ teste, posteriormente poderá ser baixado o instalador de produção.  Assim que os arquivos forem baixados podem ser executados.


http://www.fazenda.df.gov.br/area.cfm?id_area=1071

 

 

4. Os passos abaixo devem ser feitos primeiramente no programa baixado de homologação para emissão de uma nota teste, depois da nota de teste emitida pode ser utilizado o programa de produção repetindo a emissão da nota, os demais dados poderão ser importados como descrito no item 11.

 

5. FAZER OS CADASTROS.

 

- Primeiramente ao abrir o programa dever ser efetuados os cadastros Serviço, Emitentes e Tomadores nessa ordem citada.

 

6. SERVIÇOS.

 

- Para fazer o cadastro acessar Cadastros > Serviços > +Incluir> Preencher código do serviço com o número desejado (pode ser qualquer código que a empresa desejar), preencher Descrição do serviço (pode ser a descrição que melhor se enquadra com os serviços prestados) e por ultimo preencher o valor unitário (pode ser preenchi com um valor fixo, caso o serviço tenha valores fixos ou pode ser preenchido com R$ 1,00). Depois de preenchido salvar.

 

7. EMITENTES.

 

- Para fazer o cadastro acessar Cadastros > Emitentes > +Incluir> Preencher com as informações da empresa que vai emitir a nota.

 

CNAE FISCAL: É o código de atividade da empresa de acordo com o cartão do CNPJ.

Regime tributário: Para empresas do Lucro Presumido ou Real preencher como Regime Normal.

 

No campo tributos aperte +Incluir, na próxima tela selecione o serviço, logo abaixo preenche as informações dos impostos.

 

SIMPLES NACIONAL: ISS - Tributação Preencher: Isenta/ Não tributada, depois preencher o campo do tipo e lista de serviços com a atividade da empresa, PIS e COFINS (Preencher: Outras operações) PIS e COFINS ST não preencher.

 

LUCRO PRESUMIDO: ISS - Tributação Preencher: Normal/ ou Retida (caso tenha alguma retenção de tributos) depois preencher com a alíquota (2% ou 5% dependendo do tipo de serviço prestado), o campo do tipo e lista de serviços com a atividade da empresa, PIS e COFINS preencher: Operação tributável (deve ser verificado se pode ser outra opção para o PIS e COFINS), PIS e COFINS ST preencher caso necessário.

 

DEPOIS DE PREENCHIDO SALVAR.

 

8. TOMADORES DE SERVIÇOS.

 

- Para fazer o cadastro acessar Cadastros> Tomadores > +Incluir> Preencher com as informações do cliente e depois salvar.

 

9. EMITIR A NOTA.

 

- Principal > Gerenciar Nota> +Incluir> Preencher campos abaixo:

Emitente - Selecionar a empresa

 

• DADOS DA NOTAS:

NFe: 

 

- SÉRIE - necessário preencher número de série; pode ser diferenciado o número das séries pelos estados diferentes que ocorrem a prestação de serviços ou deixar preenchido com número 1.

 

- NÚMERO DA NOTA é preenchido automaticamente com a devida seqüência.

 

- DATA DE EMISSÃO é sempre a data do dia, não sendo possível emitir com datas anteriores.

 

- INDICADOR DE PAGAMENTOS: colocar de acordo com o recebimento se a vista ou a prazo.

 

- TIPO DE EMISSÃO NORMAL.

 

- FORMATO DE IMPRESSÃO, pode ser o desejado pela empresa.

 

- NATUREZA DA OPERAÇÃO deve ser preenchida se o serviço vai ser prestado no DF ou fora do estado.

 

NOTA FISCAL REFERENCIADA OU CUPOM FISCAL REFERENCIADO: somente preencher caso já tenha sido emitido algum documento fiscal que seja referenciado na nota.

 

• TOMADOR DE SERVIÇO: SELECIONAR CLIENTE PARA QUEM ESTÁ SENDO EMITIDA A NOTA.

 

• ITENS DA NOTA:

+ Incluir> Selecionar o serviço

- Preencher CFOP com a informação se o serviço foi prestado no DF ou fora do estado.

- Preencher informações do valor do serviço.

 

• TRIBUTOS:

- Valor total aproximado dos tributos dependerá do serviço e do tipo de tributação.

 

- Preencher no campo do ISS somente a base de calculo, pois os demais campos já serão preenchidos automaticamente de acordo com o preenchimento do serviço.

 

- Preencher no campo do PIS e da COFINS a base de calculo (valor total dos serviços) e caso seja do Lucro Presumido preencher as alíquotas PIS 0,65% e COFINS 3%. PIS E COFINS ST preencher somente se necessário.

 

DEPOIS DE PREENCHIDO SALVAR.

 

• RETENÇÕES DE TRIBUTOS:

 

- No das empresas do Lucro Presumido preencher esses campos caso tenhas os tributos retidos na nota, preencher com os valores que serão retidos PIS 0,65%, COFINS 3%, CSLL 1%, IR dependerá para qual empresa está prestando o serviço, mas, se for para empresa privada será 1,5%.

 

• Dados de cobrança e dados da compra deverão ser preenchidos com as informações que o cliente desejar.

 

• INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Podem ser preenchidos com as informações que o cliente desejar. Se a empresa for do SIMPLES NACIONAL deve ser colocada essa informação: EMPRESA OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL.

 

10. Depois do preenchimento, clicar no canto superior em salvar, depois em validar, assinar e transmitir; depois de transmitida, salvar a nota no botão DANFE (a nota teste não será enviada, pois, não tem valor fiscal).

 

11. Depois do procedimento de emissão da nota de teste gerar um backup no campo GERAL. Backup para que seja importado no programa de produção para que não seja necessário o cadastro novamente dos itens, serviços e tomadores, deverá fazer novamente a emissão da nota.

 

Lembrando que a nota fiscal eletrônica após ser emitida tem um prazo de 24 horas para o cancelamento, depois desse prazo se mesma não for cancelada deverá ser pago todos os impostos incidentes sobre ela. 

 

 ¹- Esse passo-a-passo só é utilizado para emissão de notas pelo programa gratuito da SEFAZ-DF, qualquer outro programa deve ser verificado com a empresa responsável.

 

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco "i", Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)