Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

Saiba a importância de conhecer o mercado de trabalho

O caminho que diferencia as pequenas e médias empresas de sucesso das que fecham suas portas antes mesmo do terceiro ano de atuação não deve ser traçado apenas com a  realização de pesquisas e planejamento prévios. Sem dúvida, essas são atitudes cruciais para a sobrevivência de uma nova empresa, porém não são suficientes para manter as portas abertas. O segredo do sucesso está na realização de diversas atitudes empreendedoras de forma simultânea.

É fundamental que o empreendedor mantenha-se atento a pontos importantes, como a constante atualização sobre as novidades do mercado de trabalho em que se insere e das novas necessidades de seu próprio negócio; a antecipação de tendências, feita através da busca de informações relevantes; contato com outros empresários; definição de uma estratégia de atuação e atenção com a qualidade de vida de sócios e outros colaboradores. Dentre as estratégias que se destacam no mercado atualmente estão a de diferenciação e a de custo.

A primeira prevê que a empresa deve investir significativa parte de seu orçamento em pesquisas e novas tecnologias para manter seus produtos em evolução, buscando diferenciações que a destaquem dos demais oferecidos no mercado. Nesse tipo de estratégia, o preço final oferecido ao consumidor pode até ser mais alto, porém, justificado pela sensação de "exclusividade" que o produto oferece. Já o segundo modelo estratégico define que as empresas se dediquem a disputar espaço em pé de igualdade com outras, oferecendo serviços e produtos semelhantes aos que já são disponibilizados aos consumidores, disputando entre elas apenas o preço final: quem tem o menor preço vende mais.

Em pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em 2013, que faz uma radiografia completa das micro e pequenas empresas, 1.800 empresários responderam sobre os motivos que consideravam mais influentes no insucesso de um start up. Neste levantamento, ficou claro que a estratégia da diferenciação se apresenta como uma opção mais vantajosa para a permanência das empresas no mercado do que a de custos. 

Essa vantagem se mostra evidente, pois vivemos um momento em que o consumidor escolhe os produtos levando em conta a sensação que a marca lhe causa. Ou seja, está mais exigente na hora da compra, priorizando produtos e serviços que se adequem mais ao seu estilo de vida e, no geral, se preocupam mais com questões relacionadas ao meio ambiente e aos benefícios oferecidos do que com o preço.

O empreendedor que já compreendeu a oportunidade que este momento oferece está atento não só ao mercado brasileiro, mas também ao internacional, buscando assimilar o que há de novo e programar as melhorias constantemente. É essa associação de fatores e atitudes que distingue os empreendedores que terão sucesso dos que perderão espaço em um mercado cada vez mais dinâmico.

Fonte: Revista Gestão e Negócios

 

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco "i", Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)