Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

Dicas para melhorar o valor do condomínio

 

Um patrimônio preservado requer manutenção e reformas, tais como: impermeabilização e limpeza da caixa d’água, pintura do prédio, contenção de vazamentos no sistema hidráulico, renovações no sistema elétrico, aquisição de móveis e eletrônicos para áreas comuns, entre outros. No entanto, o segredo para efetuar a melhor compra ou contratar um serviço de qualidade está na primeira etapa: a fase do orçamento.

Essa tarefa, apesar de aparentemente simples, exige atenção e experiência por parte do síndico, por esse motivo separamos então algumas dicas para uma administração.

 

DICAS PARA SEU CONDOMÍNIO:

O síndico e ex-empresário no ramo da construção civil, Reinaldo Loppnow, dá algumas dicas.

✔️ Não arrisque comprar produtos de qualidade desconhecida. Solicite uma amostra grátis para teste. Se a empresa for confiável, ela vai fornecer essa condição.

✔️ Fiscalize a entrega do material. Compare se as especificações do orçamento foram atendidas. Oriente o zelador, caso ele seja incumbido de receber a entrega.

✔️ O responsável pelo orçamento é o síndico, mas nada impede que o zelador faça uma lista dos materiais em falta.

✔️ Em caso de dúvidas ou busca por referências, procure orientações de confiança: amigos ou familiares que trabalham na construção civil, síndicos de outros condomínios. Consulte também o zelador ou porteiro, que também podem ter mais experiência no assunto.

✔️ Mantenha uma boa relação com os seus fornecedores. Avise sobre um orçamento concluído. Lembre-se que as empresas priorizam o cliente assíduo. Em um atendimento de emergência isso pode fazer a diferença.

✔️ Manutenções realizadas pelos próprios fabricantes garantem a instalação de peças originais e zelo do equipamento.

✔️ Na fase de consulta de empresas idôneas, exija o responsável técnico, mediante apresentação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT)

O que é uma Auditoria Contábil

 
 
Quando você precisa saber como estão as finanças da sua empresa você recorre à contabilidade, certo? Mas e quando a contabilidade está sob suspeita ou precisa haver uma comprovação de que os cálculos estão certos, o que fazer? Saber o que é auditoria contábil e para que ela serve é fundamental nesse sentido.

Nesse artigo, vamos abordar em detalhes esse assunto, explicando quais são os principais conceitos de auditoria contábil e em quais momentos ela é indicada a ser realizada na sua empresa. Você verá que em muitas situações ela é fundamental para que você possa até mesmo rever processos de trabalho na companhia.
 
O que é auditoria contábil?
 
Para explicar de uma forma simples, auditoria contábil nada mais é do que o processo de análise da situação financeira de uma empresa, porém tendo como objetivo verificar se os cálculos feitos pela contabilidade estão mesmo corretos. Além disso, essa metodologia permite identificar eventuais fraudes ou desencontros de informação.
 
Para isso, são analisados todos os documentos contábeis da empresa, compreendidos em um determinado período, e checadas as informações junto aos comprovantes originais ou com fontes externas. Essa é uma das formas mais eficientes de demonstrar para os seus acionistas que há transparência e segurança nos negócios.
 
Todas as empresas estão sujeitas a ela
 
Muitos acreditam que o processo de auditoria contábil existe apenas nas grandes corporações, o que está longe de ser verdade. Qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, pode passar por um processo de auditoria a fim de verificar se as contas batem. O profissional responsável por esse trabalho deve ser formado em Ciências Contábeis e ter registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade.
 
O processo pode ser rápido ou longo, dependendo da quantidade de demandas que existirem, mas no final dos trabalhos o relatório conclusivo deverá servir como importante documento para que se comprovem eventuais falhas ou, ainda, que há regularidade em todas as transações. Porém, engana-se quem acha que números não são tudo o que a auditoria contábil vê.
 
Função multidisciplinar
 
Embora o objetivo principal da auditoria contábil seja analisar a situação patrimonial da empresa, bem como os processos de compra e venda de itens, sua análise é muito mais ampla. Para se ter uma ideia, segundo o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, a boa auditoria contábil age diretamente em pelo menos oito aspectos da empresa.
 
São eles:
 
  • Administrativo
  • Patrimonial
  • Fiscal
  • Técnico
  • Financeiro
  • Econômico
  • Ético
  • Social

 

Todos esses pilares, de alguma forma, são mexidos ou abordados caso o resultado encontrado aponte algum tipo de falha. Da mesma maneira, em caso de comprovação de que não há nada de errado, esse documento atesta que a empresa cumpre com as regras do mercado e se mostra preparada para receber investimentos ou mesmo ser adquirida por outra companhia.
 
Quando devo realizar uma auditoria?
 
A resposta para essa pergunta não é exata, pois depende de uma série de fatores. Você pode optar por uma auditoria contábil quando julgar que existe algum tipo de irregularidade no processo. Empresas que suspeitam que há desvio de verbas, por exemplo, recorrem a esse tipo de trabalho para checar onde estão ocorrendo os problemas.
 
Além disso, quando uma empresa vai receber investimentos de terceiros ou mesmo está em processo de fusão ou aquisição, a auditoria contábil pode ser uma exigência de garantia do negócio. Assim, a parte que está interessada na companhia comprova, por meio de auditoria externa independente, que tudo aquilo que foi apresentado pela empresa é, de fato, verídico.
 
Mudando a partir dos resultados
 
Pense na auditoria contábil como uma espécie de diagnóstico da sua empresa. Assim, não espere que ela seja a responsável por resolver eventuais problemas, mas sim apontá-los. Caberá aos gestores tomarem as decisões efetivas que vão conduzir a empresa para o caminho correto. E, mesmo quando há problemas, nem sempre isso indica que há desvios de conduta.
 
Eventuais erros de cálculo são mais comuns do que se imagina. Assim, uma auditoria contábil tem o papel de esclarecê-los e servir como um processo de revisão dos balanços contábeis. A diferença entre erro e fraude é um tema amplamente debatido dentro da comunidade de contabilistas, de forma que o papel da boa auditoria é destacar se, em caso de discordância nas contas, trata-se de algo intencional ou de uma simples falha que passou despercebida.
 
Assim, se os executivos suspeitam de alguma incongruência nos processos contábeis, o melhor a se fazer é consultar uma empresa especializada em auditorias contábeis de forma a confirmar se existe ou não a necessidade de iniciar esse processo na sua companhia. Trata-se de um investimento que pode fazer você economizar bastante lá na frente.
 

Subcategorias

Premium Contabilidade
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco I, Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)
Facebook linkedin twitter Instagram Atendimento Online