Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

ICMS: ALTERAÇÕES NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

 
 
Por meio da ADI 5.866, fica suspenso  os efeitos das cláusulas 8ª, 9ª, 10ª, 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, 16ª, 24ª e 26ª do Convênio ICMS n° 52/2017
Alterações quanto a Substituição Tributária, promovidas pelo Convênio ICMS Nº 52 DE 07/04/2017

Foi publicado o Convênio ICMS 52/2017 que dispõe sobre as normas gerais aplicadas aos regimes de substituição tributária e de antecipação do ICMS com encerramento de tributação, relativos às operações subsequentes, instituídas por convênios ou protocolos firmados entre os Estados e o Distrito Federal.

Ressaltamos que o referido Convênio altera em âmbito nacional regras relativas a substituição tributária do ICMS e ainda revoga os Convênios indicados abaixo os quais perderão seus efeitos com a plena entrada em vigor do Convênio 52/2017, em 1º de Outubro de 2017:
 
 
Destaca-se que o Convênio 52/2017 se aplica a todos os contribuintes do ICMS, optantes ou não pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional).
 
Já as regras relativas à substituição tributária serão tratadas em convênios específicos celebrados entre as UF, em relação aos seguintes segmentos, bens e mercadorias:

a) energia elétrica;
b) combustíveis e lubrificantes;
c) sistema de venda porta a porta; e
d) veículos automotores cujas operações sejam efetuadas por meio de faturamento direto para consumidor.
 
O Convênio 52/2017 entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos em conformidade com a do referido ato Cláusula trigésima sexta.
I - a partir do primeiro dia do mês subsequente ao da publicação, relativamente à cláusula trigésima quarta;
II - relativamente ao disposto no inciso I do caput da cláusula vigésima primeira, a partir de:
a) 1º de julho de 2017, para a indústria e o importador;
b) 1º de outubro de 2017, para o atacadista;
c) 1º de abril de 2018, para os demais segmentos econômicos; (Redação dada pelo Convênio ICMS nº 60, de 23.05.2017 - DOU de 25.05.2017).
III - a partir de 1º de janeiro de 2018, relativamente aos demais dispositivos.
 
Já os bens e mercadorias passíveis de sujeição ao regime de substituição tributária são os identificados nos Anexos II ao XXVI do Convênio em referência, de acordo com o segmento em que se enquadrem, contendo a sua descrição, a classificação na Nomenclatura Comum do Mercosul baseada no Sistema Harmonizado (NCM/SH) e um Código Especificador da Substituição Tributária (CEST).
 
Por fim, destacamos que com a revogação do Convênio 92/2015 que estabeleceu a sistemática de uniformização e identificação das mercadorias e bens passíveis de sujeição aos regimes de substituição tributária e de antecipação de recolhimento do ICMS com o encerramento de tributação estão agora diante dispostas no Convênio ICMS 52/2017, inclusive no que se refere a obrigatoriedade do CEST.
 

GESTÃO CONTÁBIL PARA CONDOMÍNIOS

A contabilidade de um condomínio é de fundamental importância para seu bom funcionamento e sua organização.

A nossa política de sempre tornar a vida dos condôminos mais fácil, a Premium oferece serviços nas áreas contábeis, evitando perda de tempo com burocracia. Destacam-se:

• Contabilidade e Gestão de Tributos e Impostos:
Prestação de serviços contábeis, gerindo tributos e impostos para que as contas do condomínio fiquem sempre em dia, evitando problemas e dívidas futuras.

• Arquivo Ativo:
Disponibilização do arquivo contábil em pastas que ficam no condomínio, para conferência de contas pelos condôminos, salientando a transparência da empresa.

A experiência da Premium nos permite executar os melhores serviços, preparada para prestar uma excelente assessoria para condomínios, oferecendo uma administração transparente,  atendimento personalizado através dos serviços prestados pela nossa equipe, com a competência que você deseja.

Nossos atuais parceiros são oriundos do do foco que carregamos que é construir sempre uma sólida parceria com os clientes, parceria essa resultante na qualidade da prestação de seus serviços.

Subcategorias

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco I, Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)