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Abertura de Empresa

3 fatos sobre os melhores ambientes de trabalho

Funcionários estão lutando para manter a eficiência

 

Manter a produtividade em alta tem sido uma luta diária para os empregados, segundo a Workplace Survey, que aponta uma queda geral de produtividade de 6% entre 2008 e 2013.  Diversos fatores andam tornando a rotina cada vez mais difícil, como os desafios econômicos que o mercado vem enfrentando desde 2008.  A reorganização interna das empresas tem exigido cada vez mais dos funcionários, que estão com o  expediente cada vez mais longos. Esse cenário está “comprometendo a habilidade de realizar os trabalhos”, segundo o estudo.

 

Também entram nos obstáculos à boa administração do tempo as diversas possibilidades de distração ao longo do horário de trabalho. No mesmo caminho estão os chamados “open spaces”, escritórios sem divisórias que não só aumentam a colaboração como intensificam a distração e a má gestão do tempo. “Se provaram pouco efetivos se a capacidade de concentração não for considerada”, diz o estudo.

 

Ambientes produtivos promovem equilíbrio entre foco e colaboração

 

Não basta também intensificar o foco dos funcionários – nem derrubar as baias para fomentar o trabalho colaborativo. O negócio é manter tudo em equilíbrio. Segundo a pesquisa, a satisfação no trabalho e a capacidade de inovação são, respectivamente, 36% e 29% maiores em empresas equilibradas.

 

Em empresas com equilíbrio entre foco e interação, 74% dos funcionários diz enxergar de fato a estratégia de inovação – contra 40% em empresas onde há desnível entre foco e colaboração.

 

Liberdade de escolha melhora a produtividade e facilita a inovação

 

A autonomia é muito valorizada pelos funcionários, especialmente no que tange os locais e horários de trabalho. Empregados que tem opções são mais inovadores e apresentam melhor desempenho. 

 

Os dados da Workplace Survey apontam 7% mais foco, de 4% mais colaboração e 3% a mais de aprendizado quando há oportunidades de escolha para os funcionários no que tange o ambiente e o horário de trabalho.

 

Fonte: http://www.exame.abril.com.br

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