Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

5 dicas para ter reuniões mais eficazes e produtivas

As reuniões estão no topo das situações que desperdiçam tempo no trabalho, por serem muitas vezes mal preparadas e conduzidas. Assim, corrigir o sistema de reuniões em uma empresa torna-se compensador, mas não é uma tarefa simples. 

1 – Identifique o objetivo:

Reuniões sem propósito parecem inúteis. Ao estabelecer um objetivo claro, seus participantes passam a vê-la com mais importância e a interação é maior.

2 – Prepare-se adequadamente:

Os participantes devem saber previamente quais informações precisam um do outro. Preparar listas, atas individuais e levar documentos que possam ajudar a desenvolver o objetivo podem ser grandes aliados. Isso reduz a duração das reuniões e os integrantes não perdem tempo unindo dados dos qual ninguém vai precisar.

3 – Mantenha a reunião sob controle:

Defina um mediador para a reunião, alguém que cuide do tempo e mantenha o foco e objetivo central, evitando dispersões. Ele deve seguir uma agenda.

4 – Seja decisivo:

As reuniões geralmente resultam em decisões e pontos de ação. Por isso, é importante identificar o que deverá ser feito a partir dali, quem cuidara de cada tarefa e o prazo. O mediador ou outro participante podem reunir essas informações em forma de ata para todos.

5 – Distribua rapidamente a ata e mantenha as decisões tomadas:

As atas costumam demorar dias para serem distribuído depois da reunião, o que pode fazer com que, posteriormente, as decisões apresentadas não sejam reconhecidas pelos membros. Antes de terminar a reunião, o responsável pela ata pode compartilhar com os participantes tudo o que foi conversado e decidido, assim, em tempo real, cada um poderá anotar a sua parte, opinar e fazer as correções necessárias.

Fonte: Empreendedor

 

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco "i", Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)