Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

6 dicas para estimular a criatividade

Todas as pessoas têm potencial criativo, mas nem sempre elas estimulam seus pensamentos para isso. A criatividade não tem a ver com um dom, tudo que envolve inteligência envolve a criatividade, será sobre isso o artigo de hoje.

 

Pessoas criativas estão sempre buscando novos desafios, um lugar melhor na sociedade, quer seja através de pensamentos, questionamentos ou reflexões. Já imaginou se não existisse a criatividade, não teríamos novos produtos ou serviços e viveríamos ainda na era da pedra. Mas como estimular as pessoas a serem criativas, tendo em vista que na escola e universidades não tem uma cadeira específica para isso. Abaixo seguem algumas dicas para estimular a criatividade:

 

1. Manter o Cérebro ligado:

 

Os profissionais são notados quando demonstram uma capacidade superior em criar novas relações ou melhorar as relações existentes com o mercado e com a sociedade. O olhar para fora, prestar atenção ao que acontece ao seu redor, ser curioso, não se conformar simplesmente porque as coisas sempre foram feitas do mesmo jeito. Trabalhe pensando “fora da caixa”, não fique somente na zona de conforto e desafie-se.

 

 

2. Cultivar o bom humor: 

 

A criatividade depende do seu senso de humor. Mantenha-se de bem com a sua vida e com as coisas que o rodeiam. Veja as coisas com alegria e desprendimento. Pare de reclamar da vida pensando somente em problemas, mude o foco, pense na solução; aprenda a usar sua energia para o lado positivo sempre arrumando a solução para o problema e não empurrando para os outros aquilo que você pode fazer.

 

3. Ampliar o conhecimento: 

 

Assista filmes, faça viagens, conheça novas pessoas, leia livros e assista palestras. É necessário estimular o cérebro a coisas novas. Ande por caminhos desconhecidos, dirija por ruas que você nunca passou, faça algo diferente e saia da rotina.

 

4. Fazer um estoque de idéias:

 

Arquive suas idéias de forma simples e com fácil acesso, tire-as da cabeça e coloque-as no papel, assim ficará mais fácil deixar registrado e ter a oportunidade de encontrar novas alternativas. Separe-as por assuntos, utilize idéias para melhorar sua efetividade e qualidade de vida.

 

5. Combater os desequilíbrios da vida moderna:

 

Evite a síndrome de enxergar o copo “meio vazio”, elimine o pessimismo, barulho, tabagismo, álcool, negativismo, fadiga e outros excessos que o levem a irritação e desequilíbrio. Pensar positivo atrai coisas boas, experimente passar um dia sem reclamar da vida e verá que coisas boas acontecerão, é a lei da atração.

 

6. Ver as coisas como se não fosse mais ver

 

O processo criativo passa por algumas fases: preparação, incubação, iluminação, verificação e avaliação. Ligue-se nos "detalhes" - são eles que fazem a diferença. Tudo deve ser observado com cuidado e atenção, pois as soluções normalmente estão nos detalhes, as quais muitas vezes passam despercebidas. Siga seus instintos e verá novas formas de resolver as situações que passam pela sua vida.

 

Acredite na sua intuição, pois ela pode ter um papel fundamental no exercício da criatividade. Não critique você mesmo nem suas ideias, a intuição faz a conexão entre as informações que resultam de um problema através das experiências e conhecimentos do nosso cérebro, o que resulta no toque pessoal para a solução dos problemas permitindo-nos superar nossas expectativas em relação ao problema e encontrando uma solução mais adequada para o mesmo.

 

Fonte: http://www.administradores.com.br/

 

 

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco "i", Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)