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COMO MONTAR UMA CLÍNICA DE SAÚDE

 

As clínicas atuam nas mais diversas atividades. Em relação aos pequenos empreendimentos é notável a especialização, isto é, o atendimento em apenas uma ou algumas áreas relacionadas da medicina. É um campo fértil para profissionais recentemente formados que, apesar de entenderem a saúde como atribuição do Estado, não querem passar toda sua carreira como servidores públicos com perspectivas de crescimento reduzidas. Da mesma forma, os profissionais mais reconhecidos nas suas especialidades, conseguem melhor renda quando trabalham como empreendedores nas suas próprias clínicas.

As perspectivas não são modestas para um negócio no ramo de clínicas de saúde, por se tratar de um bem de primeira necessidade, com nichos extremamente fechados, abrindo oportunidades para aqueles que conseguem agregar valor e se diferenciar por especialidade.

A renda advém diretamente das famílias, consumidores finais dos serviços de saúde, e/ou através dos convênios com planos e seguradoras de saúde.

 

DICAS DE NEGÓCIO

Como estabelecimentos que cuidam da vida, as clínicas de saúde precisam se diferenciar por ter um tratamento humanista, de qualidade, que alivie as dificuldades que o cliente se encontra, melhorando sua percepção do tratamento.

O empreendimento deve buscar a melhor equipe técnica e de apoio, primando na seleção, retenção, desenvolvimento e avaliação dos profissionais que interagem diretamente com o público e caracterizam o serviço com sua postura.

É importante a aquisição de equipamentos e tecnologia médica de primeira qualidade, permitindo o acesso dos clientes ao que há de melhor no tratamento.

A estrutura física da clínica precisa primar por limpeza, facilidades de acesso e facilitar na criação de um ambiente propício para o tratamento dos clientes.

Os custos médicos podem facilmente se descontrolar. Desta forma, torna-se imprescindível para o bem estar do negócio um controle permanente sobre os custos e despesas do empreendimento, em uma atitude de todos em relação ao gasto controlado e inteligente dos recursos da clínica.

 

MERCADO

A interação constante com o mercado, buscando entender as expectativas e percepções dos clientes pode caracterizar uma clínica de sucesso. É imprescindível o conhecimento profundo do mercado e suas características mais intrínsecas, para um correto posicionamento estratégico. O mercado para as clínicas de saúde é bastante amplo. Os Brasileiros gastam mais de 20% da renda com saúde. As famílias mais ricas gastam cerca de 30% do seu orçamento com consumo de bens de saúde, notadamente em serviços especializados como consultas e tratamentos.

O empreendedor precisa estar atento às tendências do mercado e aos hábitos de seus clientes. Deve identificar os movimentos deste mercado e adaptá- los à sua oferta, reconhecendo as preferências dos clientes e renovando continuamente a oferta de produtos.

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