Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

Afinal, o que é um negócio rentável?

Muitas pessoas têm uma visão distorcida sobre o que é uma empresa rentável. Tudo vai depender das expectativas de cada sócio, como também do padrão de vida que pretende levar. 

 

Não adianta a pessoa abrir um negócio pequeno e esperar grandes resultados. E isso acontece muitas vezes por absoluta falta de compreensão e conhecimentos básicos de administração.

 

Ou seja, qualquer empresa, grande ou pequena, pode ser lucrativa desde que os sócios administradores respeitem a sua capacidade de geração e distribuição de lucros. 

 

Em nossa empresa contábil atendemos desde pequenas empresas, onde trabalha somente o sócio, como também empresas maiores com vários funcionários e, às vezes, o que se vê é o pequeno cliente satisfeito com a empresa e com o rendimento que ela lhe proporciona e, do outro lado, um cliente insatisfeito com os resultados da sua empresa, maior, mas amargando prejuízos contínuos.

 

 

Então, para o empreendedor inexperiente cabe sempre a consulta a um profissional contábil antes de escolher o tipo de empresa que irá investir. Só que em muitos casos acontece o contrário, ou seja, o empresário identifica o tipo de empresa que deseja abrir ou até mesmo adquirir, e, somente após o negócio efetuado é que ele procura um profissional contábil para fazer os trâmites legais de transferência ou registro e legalização, quando se tratar de abertura de nova empresa. Aí já é tarde demais, pois mesmo que o contador lhe mostre que o negócio não é rentável, ao menos para os padrões exigidos pelo empreendedor, dificilmente reverterá a sua decisão.

 

 

Outro dia uma pessoa procurou-me para registrar uma lavação de veículos. Na verdade a idéia era terceirizar a lavação de uma empresa de transportes. Ou seja, a transportadora estava querendo reduzir custos e ofereceu esta possibilidade a dois funcionários. 

 

O problema é que eles não tinham a mínima noção de administração, mas a empresa solicitou-lhes que fizessem uma proposta de prestação de serviços. 

 

Perguntei-lhes qual o valor que tinham em mente para verificarmos se era viável e fizemos um breve levantamento dos custos e despesas e um cálculo aproximado da receita, já que eles sabiam quantos caminhões e outros veículos de pequeno porte seriam lavados mensalmente. Imediatamente verificamos que aquele valor não seria suficiente para cobrir todos os custos e despesas da futura empresa.

 

Em seguida fizemos o cálculo do valor adequado, com valores diferenciados para os diversos tipos de veículos. Com uma proposta realista em mãos eles retornaram à empresa mas já não mais com a mesma confiança de que iriam fechar o negócio. O que de fato não aconteceu, pois a contraproposta da transportadora foi muito inferior.

 

Esse foi só um exemplo bem simples, mas que reflete a realidade de muitos candidatos a empresário. Sempre que tivermos a oportunidade, temos o dever de ajudar essas pessoas a visualizarem o futuro negócio de maneira realista. 

 

Resumindo, podemos dizer que um negócio rentável é aquele que atende às expectativas dos sócios, colaboradores, clientes e fornecedores.

 

Por: Isaac Rincaweski
Fonte: http://www.classecontabil.com.br

 

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco "i", Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)