Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

Antídotos para Micro, Pequenas e Médias Empresas

Vamos encarar a realidade.

 

É muito grande o número de micro, pequenas e médias empresas que são criadas no Brasil. Nada substitui a ação empreendedora de pessoas que sonham ter seus próprios negócios. Porém é muito grande o número de empresas que não sobrevivem ao seu segundo ano de atividades. De acordo com a última pesquisa do SEBRAE a Taxa de Mortalidade de Empresas de 2 Anos é 24,4%. Esse índice vem melhorando, porém de 100 empresas criadas em 2007, aproximadamente 24 fecharam. O fechamento intencional, ou obrigatório, é tão nocivo à economia e à sociedade que devia ser evitado a qualquer custo. Quando alguma coisa não dá certo, perdas são inevitáveis. Fechar um empreendimento por não ter dado certo, trará prejuízos. Ao Empreendedor, com impactos negativos em seu patrimônio financeiro e emocional; aos Funcionários pela perda do emprego e pela possibilidade de não receber os seus direitos; ao Governo pela redução da arrecadação e aumento do seguro desemprego; à Economia e à Sociedade como um todo. O verdadeiro perde x perde.

 

Tive uma motivação para escrever este artigo que desejo partilhar com todos os profissionais da área:

Nós Contadores, temos o DEVER de evitarmos a paralisação ou encerramento das empresas que estão sob nossa responsabilidade, principalmente aquelas que começam a indicar desequilíbrios econômico-financeiros. Afinal, temos todos os dados contábeis, financeiros, fiscais e sociais em nossas mãos e, independentemente do porte e área de atuação de nosso Cliente, temos a competência técnica de antecipar que a “receita do bolo”  não está dando certo. Isso é comprometimento com o Cliente.

 

Sabemos, com certeza, registrar todos os fatos patrimoniais da empresa ocorridos e gerar as demonstrações financeiras. Nosso desafio como categoria é demonstrar cabalmente ao nosso Cliente que não estamos voltados somente ao registro de operações passadas e suas consequências: pagamentos de impostos e o cumprimento da legislação fiscal. Temos que demonstrar, provar até, que o Contador ou o Escritório de Contabilidade não trabalha somente para cumprir a legislação fiscal – que é imensa, mutável, difícil e sujeita a interpretações – MAS TAMBÉM, atua eficazmente para a saúde FUTURA do empreendimento,

 

que  temos condições de municiar nossos Clientes de informações relevantes e inteligíveis, voltadas para a tomada de decisão, hoje, e a consequente melhoria do cenário futuro.

 

Somos especialistas em resolver problemas. Temos que nos transformar em especialistas em evitar e antecipar problemas. Proatividade, foco no presente e visão do futuro são os melhores antídotos.

 

Se você, Colega, compartilha comigo dessa missão e já atua preventivamente em seu Cliente, fico feliz, pois não estamos sozinhos.

 

Autor:  João Eugênio Manetti
Fonte: http://www.contabeis.com.br/

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco "i", Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)