Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

As principais qualidades de uma pessoa bem sucedida

Profissionais de sucesso

Profissionais de sucesso apresentam características como foco, comprometimento, equilíbrio e autoconfiança.

Você já parou pra pensar o motivo de alguns indivíduos se destacarem em suas atividades, enquanto outros se mantêm em nível mediano?

Por que algumas pessoas realizam grandes projetos e geram movimento, enquanto outras são passivas e se colocam em condição de espectadoras da própria história?

Será que existem pessoas destinadas a se destacarem perante a multidão? O que elas possuem de especiais?

Quando falamos sobre como alcançar o sucesso, as questões acima aparecem naturalmente. O fato é que o ser humano possui um potencial infinito, e todos possuem capacidade mudar, transformar e conduzir a vida na direção que desejam. Mas antes de descobrir como ser uma pessoa bem-sucedida, é importante entender o que é sucesso?

Definição de Sucesso

É bastante complicado delimitar esse conceito, que pode ser bastante abstrato. O Dicionário Online de Português define sucesso como um resultado positivo ou feliz. O interessante dessa resposta é que ela não limita ou restringe o sucesso a uma questão específica, como ter dinheiro, alcançar um cargo de chefia ou constituir família.

Arianna Huffington criadora do Huffington Post, um dos sites mais bem-sucedidos da internet, afirma que para medir o sucesso é preciso ter outras métricas além de dinheiro e poder. Para ela, questões como “bem-estar, talento, sabedoria e doação” são essenciais para a obtenção dessa resposta. John Wooden, o técnico mais vitorioso do basquete norte-americano ajuda a esclarecer o significado de sucesso ao classificá-lo como a “paz e autossatisfação de ter a certeza que fez o melhor que poderia ser feito”. Podemos observar nas duas definições que a qualidade de ser bem-sucedido é uma questão que extrapola uma simples métrica externa.

Como se tornar uma pessoa bem-sucedida?

Conquistar a felicidade tanto na vida profissional quanto pessoal é essencial para se tornar uma pessoa bem-sucedida. Para isso, o primeiro passo é eliminar todos os fatores que possam estar impedindo com que você se sinta feliz e realizado. Embora pareça ser uma questão simples, muitos dessas “amarras” podem ser bastante complicados de serem desfeitas, como um emprego ruim ou um relacionamento amoroso que não está funcionando.

O segundo passo é a mudança da atitude em relação ao mundo e aos acontecimentos do cotidiano. Ser sempre otimista em relação ao futuro e focar em solucionar os problemas em vez de reclamar deles farão uma grande diferença na maneira como irá alcançar um maior grau de felicidade e autossatisfação.

12 qualidades das pessoas bem-sucedidas

1 - Autoconhecimento

O processo de autoconhecimento é fundamental para conhecer suas habilidades e competências, bem como seus pontos que precisam de melhoria. Deste modo, saber como aproveitar seus recursos pessoais e quais são as atividades que consegue desempenhar com excelência é fundamental. Além disso, é preciso conhecer suas verdadeiras motivações para traçar os caminhos na melhor direção.

2 - Metas e objetivos claros

Pessoas de sucesso sabem onde estão e aonde querem chegar. São pessoas sonhadoras, que gostam de fazer acontecer e que buscam o diferente. Além disso, compreendem exatamente o que desejam e o que precisam fazer para concretizar seus anseios.

3 - Foco e comprometimento

As pessoas de sucesso conseguem manter o foco diante dos diversos estímulos que recebem todos os dias, sabem o que é prioridade e, portanto, não se deixam dispersar por distrações no caminho.

Essas pessoas mantêm-se obstinadas até atingir o que determinaram como objetivo pessoal, e ficam totalmente focadas e comprometidas com suas metas. O psicólogo Daniel Goleman, autor do best-seller Inteligência Emocional, aponta o foco como a habilidade mais poderosa para atingir o sucesso em qualquer aspecto da vida.

4 - Resiliência

Durante a caminhada, é inevitável que imprevistos aconteçam, ou até mesmo que o cansaço apareça. É exatamente nesses momentos que a vida separa o joio do trigo: pessoas bem-sucedidas olham para a solução, não para o problema, e sabem como tirar bons resultados dos desafios enfrentados.

5 - Comunicação e habilidades sociais

Pessoas de sucesso possuem o dom de se comunicar, transmitir suas idéias e opiniões, e de compreender o outro na sua forma de pensar e enxergar o mundo. Além disso, respeitam e valorizam as diferenças, tratam a todos com o seu devido valor, independentemente do cargo que ocupam ou classe social que fazem parte.

Pessoas de sucesso são excelentes aglutinadores, geram movimento, e naturalmente se tornam fonte de inspiração e motivação para outros indivíduos. Resumidamente, são ótimas em lidar com outras pessoas.

6 - Equilíbrio

O sucesso é conquistado quando a pessoa está em plenitude, ou seja, quando está em harmonia com todos os aspectos de sua vida. De que adiantaria alcançar o tão sonhado cargo de alto nível, se a família estiver desmoronada? De que adiantaria conquistar a independência financeira se não há saúde para desfrutá-la? Lembre-se: pessoas verdadeiramente bem-sucedidas mantêm equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

7 - Autoconfiança

Pessoas bem-sucedidas acreditam verdadeiramente em seu potencial e em sua capacidade de fazer com que sonhos, metas e objetivos se tornem realidade. São pessoas que não se deixam abalar pelo descrédito de outros. São convictos de que, com humildade, trabalho e dedicação, pode ser tudo o que desejarem.

8 - Empreendedorismo

Para ser empreendedor, não é preciso abrir o próprio negócio. Empreender significa enxergar oportunidades nas atividades que exerce, mesmo que seja como colaborador. Empreendedores são pessoas que pensam sempre em maneiras novas de fazer o que é comum. São inovadoras, criativas, e possuem visão sistêmica para elaborar estratégias assertivas.

9 - Respeito aos próprios limites

Todas as pessoas são imperfeitas. Portanto, o fato de alguém ter sucesso não significa que esta pessoa possui menos fraquezas que os demais. Na verdade, pessoas de sucesso sabem muito bem identificar suas próprias falhas, respeitando-as e conduzindo suas escolhas de acordo com a compreensão de si mesmo.

Quando não possuem aptidão para determinada atividade, contam com outras pessoas para agregar habilidades complementares às suas.

10 - Apoio

O bem-sucedido nunca está sozinho em sua caminhada: ele vence porque está cercado de pessoas que o apoiam, contribuem para seu crescimento e torcem verdadeiramente por sua vitória. Esses parceiros de batalha são sua família, seus amigos e companheiros.

Outro parceiro importante é o Coach, um profissional capacitado e que ajuda a treinar habilidades e competências para que elas se fortaleçam cada vez mais, proporcionando ferramentas para despertar o potencial de cada um.

Veja, abaixo, um trecho do filme Desafio de Gigantes e entenda o poder do apoio para desafiar a si mesmo a atingir Resultados Extraordinários:

11 - Desenvolvimento contínuo

Pessoas bem-sucedidas nunca param de buscar conhecimento especializado e a sabedoria promovida pelo autoconhecimento e autodesenvolvimento. O potencial de cada pessoa é infinito, portanto, sempre há margem para melhorar, aprimorar e expandir.

12 - Gratidão

Pessoas de sucesso orientam suas ações para o alcance de um futuro ideal, sem deixar de agradecer por tudo o que já foi conquistado até o momento. Além disso, são gratas pelas outras pessoas, pois elas são muito importantes para seu processo evolutivo. Agradecem por cada dia, por cada oportunidade de poder fazer diferente e de ir além!

Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/principais-qualidades-pessoa-bem-sucedida/#

 

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco "i", Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)