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Atendimento ao cliente: ser simpático ou atender uma necessidade?

Entendemos que uma empresa existe para atender uma determinada necessidade na sociedade, e na correria do dia a dia muitas vezes precisamos de pessoas que resolvam nossos problemas o quanto antes, isso significa que o essencial não é se a atendente está com um sorriso no rosto ou não.

 

Normalmente as pessoas valorizam quando recebem um bom atendimento nos estabelecimentos que frequentam e valorizam também quando a empresa atende uma necessidade ou exigência.

 

Quando o atendimento é realizado com simpatia o cliente sente bem vindo e aceito naquele local.

 

 

Características em ser simpático

 

As pessoas simpáticas transformam o ambiente em um clima de alegria, bom humor, são comunicativas, prestativas, positivas e possuem atitude.

 

É muito fácil identificar uma pessoa simpática, uma de suas características é que a pessoa fala alto, grita, canta, é antenada o tempo todo ao seu redor, prestam atenção em outras pessoas, prestam atenção em quem fala em quem passa na sua frente, tem facilidade de entrar no meio da conversa de outras pessoas e quando uma pessoa passa ao seu lado ela sempre está com um sorriso no rosto e sempre tem um comentário á fazer do tipo sua “barba está grande” ou “vai pentear esse cabelo” consegue com facilidade reparar no visual no semblante da outra pessoa consegue de longe identificar quando outra pessoa está desanimada ou preocupada com alguma coisa.

 

A pessoa simpática consegue conversar com várias pessoas ao mesmo tempo, atende duas ligações de telefones simultaneamente, escreve um e-mail para alguém e ainda consegue dar atenção para pessoa que está na sua frente também repara naquela pessoa que está passando lá na rua.

 

A pessoa simpática é um ótimo vendedor, é engraçado, consegue vender um produto sem ao menos saber qual é a sua utilidade e que quem compra está tão induzida que é influenciado pela simpatia que acaba comprando um determinado produto sem a necessidade, depois não entende porque foi comprar uma coisa sem utilidade, a parte não muito boa é que a pessoa simpática consegue vender uma única vez, depois o que fica é a amizade com o cliente e o que rende são horas de conversa o que para empresa não é lucrativo.

 

Atendendo uma necessidade

 

Quando é necessário foco no trabalho a pessoa simpática não consegue ter, ela se desvia muito fácil de seu objetivo, não tem concentração ao qual a tarefa exige. A palavra organização passa longe, uma tarefa burocrática com muitos detalhes onde é necessário refletir e pensar é um desafio para a pessoa simpática, logo não é melhor realizado por ela.

 

Quando a pessoa simpática tem que entregar um relatório uma planilha a seu gerente todo mundo da empresa e da casa dela fica sabendo isso porque ela conta em detalhes varias vezes para várias pessoas e acaba por não realizar no período estipulado o que precisava entregar e ainda quando o gerente pergunta sobre a tarefa a pessoa simpática com a sua “lábia” desvia do assunto facilmente, com sua arte de improvisar de certa forma vai “empurrando com a barriga” uma determinada tarefa ou pede para alguém fazer.

 

Não consegue ficar meia hora sem conversar com alguém todas as pessoas que passam por ela acabam parando para conversar e se não passa ninguém ao seu lado ela fica gritando, cantando muitas vezes pensa alto e conversa sozinha alguns lideres se sentem incomodados com a situação.

 

A boa noticia é que o mercado de trabalho precisa de vários tipos de personalidade o que prevalece então é saber observar o ambiente em que está e tentar ter um equilíbrio comece reparar no seu comportamento, também tente entender o que a empresa quer de você se a empresa quer que você esteja lá apenas para sorrir ou elaborar relatórios então o faça ou então busque uma empresa que saiba valorizar aquilo que tem de melhor em você.


Autor: Juliana Cornachini
Fonte: http://administradores.com.br/

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