Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

Como prender a atenção dos ouvintes em 5 passos

Quem nunca dormiu ou simplesmente divagou em uma palestra que atire a primeira pedra.

 

A arte de falar em público é simples e ao mesmo tempo complexa em seus pormenores.

 

Estudos indicam que uma pessoa saudável consegue manter a atenção em determinado assunto apresentado, por no máximo 30 minutos, após isso a mente começa a divagar em modo automático.

 

Então como podemos prender a atenção dos ouvintes e ajudá-los a compreender a mensagem que desejamos compartilhar?

 

1. Posição - Coloque-se no centro do auditório. Mude de posição para a esquerda e direita quando apresentar conceitos ou visões diferentes. Esta ação ajuda o cérebro a entender que uma outra linha será apresentada e faz com que os participantes tenham que se movimentar estimulando a interação do grupo.

 

 

2. Voz - Use o timbre e entonação de voz como aliadas. Quando houver mais "burburinho", fale baixo de modo que as conversas paralelas precisarão cessar para que ouçam. Aumente o tom de voz sempre que sentir a atenção escapando, mas volte ao timbre normal logo em seguida. Dê entonação aos pontos chaves do assunto.

 

3. Movimentação - Use gestos precisos de forma moderada, o excesso de movimentos transfere agitação ao público e estimula a desatenção.

 

4. Olhar - Aproxime-se e olhe nos olhos das pessoas, não se prenda a alguém especifico, mas procure envolver a todos com seu olhar, inconscientemente o grupo criará uma espécie de cumplicidade e sentirão que fazem parte do assunto abordado.

 

5. Participação - Envolva o grupo perguntando e ouvindo suas opiniões a respeito do tema. A abordagem se torna mais rica e melhor fixado pela mente.

 

Tenha em consciência que a qualidade do assunto é mais importante que a quantidade de palavras ditas. Resuma os pontos chave e procure ser objetivo.

 

Será mais produtivo se falar 10 minutos e o público reter a mensagem do que falar 60 minutos e todos saírem sem saber exatamente qual foi o objetivo disso tudo.

 

Autor: Gleidson Rodrigues
Fonte: http://administradores.com.br/

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco I, Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)