Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

CONTABILIDADE AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Há algum tempo o termo desenvolvimento sustentável tem ocupado as pautas de discussões sobre os rumos do planeta, e igualmente sobre a continuidade do crescimento em detrimento ao meio ambiente e recursos. Para que o acompanhamento da relação homem-meio ambiente fosse possível, surge o termo Contabilidade Ambiental, que pode ser definido, como o meio de mensurar os custos advindos da gestão ambiental. Assim, a contabilidade ambiental resulta da necessidade de oferecer informações às características de uma gestão ambiental.

A contabilidade ambiental, não se refere a uma nova contabilidade, mas a um conjunto de informações que relatem adequadamente, em termos econômicos, as ações de uma entidade que modifiquem seu patrimônio. Ao se deparar com os problemas da gestão ambiental, os gestores passaram a requerer da contabilidade informações financeiras que os ajudassem nesse trabalho e para os quais os contadores não se encontravam preparados. Fato acentuado na década de 90, a partir do ECO/02, em decorrência dos agravantes problemas ambientais.

A contabilidade Ambiental segundo (Paiva, 2006 p. 17), “pode ser entendida como a atividade de identificação de dados e registro de eventos ambientais, processamento e geração de informações que subsidie o usuário servindo como parâmetro em suas tomadas de decisões”.

Os registros e geração de relatórios realizados pela Contabilidade Ambiental possuem como objetivos: auxiliar na elaboração do planejamento estratégico, servir de parâmetro no gerenciamento de atividades-alvo e fornecer informações externas no sentido de prestação de contas dessas atividades (PAIVA, 2006).

Ainda (Paiva, 2006 p.13) comenta sobre a função da contabilidade,

“Cabe à contabilidade a formulação de parâmetros de mensuração e registro que permitam o acompanhamento da convivência da empresa com o meio ambiente e a evolução econômica e patrimonial de tal relação, no decorrer do tempo. Essa afirmação é justificada pela função da Contabilidade no tempo e na história, mesmo porque é a contabilidade que efetua os registros dos eventos e transações econômicas das empresas através da abordagem sistêmica, gerando os relatórios onde tais informações estarão disponibilizadas”.

Assim, a contabilidade ambiental gera relatórios contábeis onde tem se os registros de todas as atividades da empresa relacionada com o meio ambiente. Isso evidencia a importância de se conhecer a contabilidade ambiental como forma de melhorar a gestão ambiental.

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco I, Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)