Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO

 
ENTREVISTA

A entrevista é um processo de comunicação entre o candidato e o responsável pela seleção na qual serão feitas perguntas sobre as experiências anteriores e1 habilidades do candidato. Essa ferramenta de seleção tem basicamente dois objetivos: informar o profissional sobre o cargo e extrair dados sobre suas capacidades, diferente das que constavam no currículo.

Existem vários tipos de entrevistas com diferentes critérios de seleção: estruturado, não-estruturada e sob pressão. A primeira ocorre de acordo com um roteiro determinado, já a segunda é mais informal e concede mais abertura para o candidato. Por fim, a entrevista sob pressão, como o nome já diz, visa contradizer o discurso do candidato e deixá-lo tenso com o propósito de avaliar a sua capacidade de desenvolver planos de ação.

A vantagem da entrevista é que ela consegue avaliar os requisitos de comunicação, as competências sociais do profissional e outras informações mais abertas que podem ser úteis na hora da tomada de decisão. No entanto, é uma avaliação subjetiva e imprecisa, já que um candidato tímido durante a entrevista pode ser um excelente profissional no dia a dia.

 

DINÂMICA DE GRUPO

dinâmica de grupo é a fase da seleção que deixa os candidatos mais apreensivos. Nela, eles precisam se destacar entre várias pessoas desconhecidas. No entanto, essa ferramenta ajuda a identificar o colaborador ideal, já que, se for executada com eficácia pode, por exemplo, propor atividades que se assemelham às responsabilidades do cargo. Confira abaixo os tipos de dinâmicas de grupo mais utilizadas:

Apresentação – os candidatos se apresentam um a um;

Redação – é uma forma de avaliar o domínio da escrita do candidato;

Simulação de vendas – os candidatos se dividem em grupos para criar uma; estratégia de venda para um produto imaginário;

Trabalhando em equipe – nessas atividades é possível identificar como o candidato se comporta em grupo: é relapso, engajado, tem perfil de liderança ou está mais para liderado? Empresas que precisam de uma equipe em sintonia, costumam colocar esses critérios de seleção como prioridade.

 

TESTE DE CONHECIMENTO DE CAPACIDADE

Essa ferramenta visa avaliar os conhecimentos técnicos do candidato e seu grau de habilidade para algumas tarefas. Os testes podem ser orais, escritos ou provas de realização. Nessa última, o profissional deve executar uma atividade estabelecida em um tempo limitado.

 

SEBRAE

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco I, Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)