Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

Confira 7 dicas para reformas em condomínios com segurança

 

Remover ou rasgar paredes, sobrecarregar a laje com revestimentos pesados no interior dos imóveis, instalar banheiras em espaços não projetados para isso, construir piscinas nas coberturas, e colocar peso em excesso nas varandas (através de vasos ou envidraçamento fora do padrão): muitos são os casos de condôminos que continuam promovendo reformas inadequadas.

Segundo especialistas no assunto, prédios são como um corpo humano. Eles precisam de cuidados ou podem sofrer 'doenças' que podem gerar graves problemas.

Por isso selecionamos sete dicas fundamentais para auxiliá-los a fazer uma reforma com excelência e segurança, confira:

1 - Ler e Aplicar a Norma NBR 16.280

A norma é o ponto principal. É importante que todos do condomínio adotem as normas a partir de uma assembleia. Se aprovada, a norma passa a ser regra dentro do condomínio. Para isso, é possível acessar o site da própria ABNT e adquirir as normas. 

2 - Estabelecer um passo-a-passo para liberação

É necessário um procedimento básico para quem quer reformar. Um pedido com o escopo da reforma deve ser realizada para que o caso seja analisado. Ou seja, que mudar o piso do banheiro? Cuidado para impermeabilizar bem as paredes e o chão, para não ter infiltrações. Precisar abrir um buraco na parede? Apresente o projeto para ver se não compromete a segurança do prédio.

3 - Procure um profissional

Boa parte das pessoas contratadas para realizar uma obra são pedreiros ou mestres de obra. Procure um profissional, como engenheiros e arquitetos, para fazer a análise do projeto. Caso contrário, o serviço que parece custar barato agora, sairá mais caro no futuro.

4 - Fiscalização

Depois de analisar e permitir que a reforma seja feita procure fiscalizar a obra no mínimo uma vez por semana. Pessoas costumam querer maximizar recursos durante uma obra fazendo novas modificações que não foram informadas. De acordo com a norma, modificar os aspectos da reforma sem avisar o condomínio pode paralisar a obra.

5 - Garantir a segurança

Algo comum ao fazer reformas em prédios é o entulho na escada de emergência ou muito acumulada em um único lugar. Não permita que a obra impeça a passagem de escadas de emergência, saídas ou o acesso às mangueiras de incêndio ou que cause peso extra na estrutura. Sempre assegure uma lugar específico para que o entulho seja armazenado e descartado.

6 - Documentar a obra

Ao final da obra, documente todas as modificações feitas no edifício ou apartamento. Isso é importante em uma análise futura, quando outros pedidos de reforma forem feitos ou quando uma empresa precisar analisar a estrutura atual do prédio.

7 - Trabalhe com especialistas

Nem sempre um condomínio tem pessoal e material técnico para fazer a análise das reformas e o acompanhamento necessário na hora de fiscalizar. É muito importante buscar empresas especializadas que possam realizar este tipo de serviço. 

Portal Amazônia

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco I, Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)