Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

Diferença entre gastos, custos e despesas

Gastos e despesasPara iniciarmos a nossa discussão será necessário primeiramente que entendamos a diferença entre gastos, custos e despesas. Sobre gastos, o dicionário Aurélio nos apresenta a seguinte definição: é aquilo que se gastou ou consumiu: despesa, dispêndio.

Já os custos, ele define como aquilo que deve ser gasto seja em dinheiro, tempo ou esforço. Por fim, a definição apresentada de despesas é ato ou efeito de se gastar ou aquilo que se gasta: gasto, consumo.

O dicionário Aurélio nos apresenta uma mesma definição para os termos gastos e despesas, contudo, para o Centro de Ciências Sociais Aplicados, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), eles possuem significados diferentes. Veja-os a seguir.

Gastos

Está relacionado a gastos financeiros, a fim de adquirir algum tipo de produto ou serviço, sem aguardar nenhuma espécie de retorno financeiro.

Por isso, pode-se classificar como gastos: a compra de roupas, de sapatos, de eletroeletrônicos, de eletrodomésticos e de outros bens, já que não se pensa em revendê-los ou arranjar algum meio de se obter dinheiro com eles.

Custo

Quando o custo não gera outros bens e serviços, pode ser considerado um gasto. Exemplo: o consumo de água de forma desnecessária pode ser considerado um gasto, como esquecer a torneira da pia do banheiro aberta. Mas, se a utilização da água estiver ligada a outros benefícios, como esquentar a comida no micro-ondas e fazer café, ele passa a ser considerado como custo.

Despesas

Consideram-se despesas domésticas os gastos que já fazem parte do orçamento mensal da família. Porém, assumem a característica de gastos quando o objetivo dela passa a ser o desejo por um bem ou serviço. 

Fonte:http://www.portaleducacao.com.br/contabilidade/artigos/62615/diferenca-entre-gastos-custos-e-despesas#ixzz3eBG4sUja

 

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco I, Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)