Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

Gestão colaborativa no mercado de trabalho

As empresas pecam quando exigem que os funcionários se envolvam na empresa, sem antes se envolverem no universo deles e planejar o futuro é essencial para manter um relacionamento saudável e produtivo.

 

As maiorias dos gestores do mundo corporativo se perguntam qual o segredo para manter a sustentabilidade organizacional dentro de uma empresa de tecnologia nos dias atuais, devido a grande concorrência e busca acirrada por bons e habilidosos profissionais. Acredito que a resposta chave é o compartilhamento de aspirações e conhecimento com os colaboradores. Atuo como diretor de tecnologia do Tabmedia e estou à frente de uma equipe onde a maioria é jovem e busca novas possibilidades no mercado de trabalho.

 

O segredo é envolver para desenvolver. O que isso quer dizer? As empresas pecam quando exigem que os funcionários se envolvam na empresa, sem antes se envolverem no universo deles, entender as aspirações, compartilhar metas e planejar o futuro é essencial para criar esse relacionamento entre colaboradores, gestores e empresas, mantendo um relacionamento saudável e produtivo.

 

Quando o assunto é futuro, é importante que façamos um planejamento estratégico da empresa em paralelo com o planejamento de carreira de todos os seus colaboradores. Se pretendermos evoluir juntos e com o mesmo objetivo, temos que caminhar na mesma direção, falando a mesma língua. Isso nada mais é do que uma gestão colaborativa, parte fundamental para a tomada de decisão das empresas e, principalmente, para o crescimento do profissional e a satisfação do mesmo.

 

Quando realizamos um planejamento no trabalho conseguimos ter mais autonomia estratégica e flexibilidade, tanto nos prazos, custos, mas, principalmente na motivação e rendimento dos colaboradores. No Tabmedia executamos um planejamento benéfico para a empresa, cliente, mas, principalmente para aqueles que executam, beneficiando-os com participação nos lucros, folgas programadas, bonificações extras, prêmios e até execução do trabalho home office com equipamento disponibilizado pela empresa.

 

A capacitação dos funcionários também é parte fundamental no processo, pois além da formação técnica e bagagem profissional que o colaborador traz é imprescindível que a empresa invista em constantes treinamentos e trocas de experiência. Muito mais que ensinar qualquer atividade técnica, acredito que os princípios e valores da organização devam ser reforçados quase que diariamente, além, claro, de propor reuniões interativas e informais. Auxilia muito no convívio pessoal e profissional, além de impulsiona o espírito de liderança de toda a equipe, motivando-os a conquistar seu espaço no mercado corporativo.

 

Encerrando o ciclo de ações para manter a sustentabilidade da organização, é de responsabilidade das empresas incentivar a prática do trabalho social, olhar para o outro, entender suas necessidades, propor uma solução e colocá-la em prática, sem dúvida, faz parte de um grande profissional e acima de tudo um honroso cidadão.

 

Autor: Adriano Rodrigues
Fonte: http://www.administradores.com.br

 

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco I, Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)