Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

IRPF 2017: Perdeu o prazo do IR ou declarou com erro?

A Receita Federal começou a receber nesta terça-feira, 2, as declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2017 de quem perdeu o prazo, encerrado no último dia 28. A multa por atraso é de 1%, sendo o mínimo de R$ 165,74, podendo chegar a até 20%. Também é possível retificar a declaração com erros e consultar a situação da declaração já entregue para saber se caiu na malha fina. 

 

Quem não declara o Imposto de Renda fica com o CPF pendente de regularização, o que impede financiamento bancário, inscrição em concurso público, emissão de passaporte e emissão de certidões negativas para aluguel ou venda de imóvel por exemplo. Por isso, é melhor regularizar logo a situação. 

 

Como declarar com atraso 

 

1 – Para a entrega fora do prazo é preciso atualizar o programa gerador. Ao abri-lo, aparecerá uma janela exigindo uma atualização. É só clicar nela. Quem ainda não tinha baixado o programa, pode fazer download da versão já atualizada no site da Receita. 

 

2 – Preencha a declaração normalmente.

 

3 – No envio da declaração, aparecerá a notificação da multa. 

 

4 - Quem não tem imposto devido precisa emitir um Documento de Arrecadação de Receitas Federais para pagar a multa, que não pode ser parcelada. Para isso, no programa da declaração, dentro de "Imprimir", o contribuinte deve clicar em "Darf de multa por Entrega em Atraso".

 

5 - O imposto a pagar pode ser parcelado em até oito vezes. É preciso imprimir o Darf para pagamento da primeira parcela. As demais podem ser cadastradas como débito em conta. 

 

Como retificar

 

1 - Atualize o programa gerador. 

 

2 - Na ficha de Identificação do Contribuinte, marque a opção declaração retificadora e insira o número do recibo da declaração original, já enviada neste ano. 

 

3- Atenção. Não é possível alterar o modelo de declaração. Ou seja, quem optou pela declaração simplificada ou completa terá de manter a opção.

 

Para consultar o status da sua declaração

 

Se você entregou a declaração no prazo e sem erro, já pode acompanhar o processamento para saber se caiu na malha fina. 

 

1 - Acesse o extrato da declaração no site do eCac, centro de atendimento virtual da Receita.

 

2 - O site exige um código, o CPF e uma senha. Para obter o código, reúna o recibo das declarações enviadas neste ano e no ano passado. Caso tenha perdido, é preciso ir a uma unidade da Receita.

 

3- Confira as pendências e faça as correções no programa gerador.

 

Mercado Contábil

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco "i", Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)