Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

DICAS PARA NÃO CAIR NA MALHA FINA

Descuidos banais podem fazer o contribuinte cair na malha fina e ficar até cinco anos com o documento retido. Com a proximidade da prestação de contas com o Fisco, é preciso abrir os olhos para fugir das garras do Leão".

Omissão

Não declarar rendimentos extras, como o que ganhou com um trabalho temporário. Não deixe de informar renda de dependente com estágio. É preciso somar o valor aos rendimentos do titular da declaração.

Divergência

Informar valor diferente do que consta nos comprovantes da fonte pagadora. Não some a imposto do 13º aos retidos com os salários mensais, que isso dará diferença.

Duplicidade

Informar dependentes em duas declarações. A dedução de filhos só pode ser feita em uma das declarações do casal. Se o marido informa, a esposa não pode e vice-versa.

Comprovação

Não informar o CPF de dependentes. Este ano, a Receita vai exigir o documento de dependentes a partir de 8 anos. Quem não inscreveu o filho deve se apressar. Em 2019, será ano zero.

Despesas Médicas

Incluir gastos com saúde sem a devida comprovação. O Fisco encontra facilmente despesas médicas falsas.

Doença Grave

Não declarar por ser isento de IR por ter moléstia grave. A Isenção não é sinônimo de não declaração. Pessoas com doença listada como sujeita a isenção precisam declarar, por exemplo, possuam rendimentos acima do limite exigido pela Receita.

Pensão alimentícia

Declarar pagamento sem que o benefício tenha sido determinado pela Justiça ou em valor diferente do da sentença. Quem paga declara o pagamento e quem recebe também precisa informar ao Fisco essa fonte de renda. Será preciso pagar carnê Leão, caso, o valor mensal o ultrapasse o limite fixado pela Receita.

Aluguel

Não informar renda de aluguel, independentemente do valor. A imobiliária vai informar sobre os pagamentos, assim como o inquilino vai colocar em sua prestação de contas. Se passar do limite fixado pela Receita, terá carnê leão mensal.

Ganho de Capital

Obter lucro com a venda de imóvel e não recolher o IR sobre o ganho de capital. O recolhimento tem que ser feito até o fim do mês seguinte, se não acarretará multas e punições.

Valor de Bens

Atualizar o valor do apartamento, do carro ou de qualquer imóvel pelo valor de mercado não pode. Bens são declarados pelo custo de aquisição.

Aposentadoria

Não declarar rendimento com aposentadoria, principalmente se o benefício ultrapassar o limite fixado pela Receita.

Digitação

Informar números errados por digitação. O programa rejeita o uso do ponto para separar centavos, apenas vírgulas.

 

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco "i", Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)