Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

MEI - Uma opção para ter um negócio

Por Elane Carvalho, em 8/8/2013

Trabalhar por conta própria, formalizando o negócio, pode ser uma opção tornar-se um microempreendedor individual (MEI). A legislação permite contratar até um funcionário, tornando necessário lidar com questões trabalhistas.

 

No aspecto jurídico, um MEI é igual a qualquer outra empresa, estando sob o regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). As particularidades ficam por conta desse funcionário ter custo menor: sua remuneração deve ser de até um salário mínimo ou piso da categoria, com custo de 3% da previdência e 8% de FGTS do salário por mês. O processo de contratação é semelhante e os pagamentos com horas extras, adicionais de insalubridade, periculosidade e por trabalho noturno são os mesmos do que qualquer outra organização.

 

O empresário precisa de boa gestão sobre as atividades do funcionário, não descuidando de detalhes para que não haja problemas trabalhistas posteriormente. Antes de optar por ser MEI, é importante avaliar o mercado e ver se compensa ter apenas um funcionário, analisando se isso bastará para desenvolver seu negócio. Também definir as características necessárias para o cargo, buscando no mercado as competências, habilidades e conhecimentos necessários. Se não encontrar, procurar perfis adequados de pessoas para a função que possam ser treinadas. Ao entrevistar, apresente claramente quais as funções e as expectativas em relação às suas ações, explicar quais são as tarefas, a chance de desenvolvimento e os benefícios oferecidos por sua empresa. Após a contratação, uma das medidas que ajudam na gestão é manter um feedback constante, tanto da parte do empregador quanto do funcionário.

 

Algumas dicas que o empreendedor deve buscar e aprimorar seus conhecimentos. 

 

a) Organizar sua Empresa - o valor de uma Administração pode gerar credibilidade e facilitar seu crescimento. 

 

b) Ter uma boa gestão financeira – Procure anotar de forma responsável todos os gastos, lucros e recursos de sua Empresa em uma planilha, com o objetivo de facilitar o planejamento e a execução das atividades da empresa, bem como melhorar os resultados da empresa e aumentar o valor do seu patrimônio. 

 

c) Marketing - conhecer a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. É por meio do marketing que as empresas conseguem conquistar e atrair clientes como também fidelizá-los,

 

d) Garantia e melhoria da qualidade do produto ou serviço - ter garantia de qualidade quando seu fornecedor estabelece um processo para o fornecimento desse produto ou serviço de tal forma que a probabilidade de falhas seja nula. O Sistema de Garantia da Qualidade facilita o fornecimento de produtos para o consumidor final.

 

Seja qual for seu projeto, trabalhe com perseverança. O sucesso não vem do dia para noite. Existem inúmeros fatores que influenciam no sucesso de um empreendedor, dois deles são a ação e um bom planejamento. Crie algo diferente, Não tenha medo dos desafios e Mantenha-se motivado. Ser um empreendedor de sucesso é algo que qualquer um pode conseguir, mas desde que esteja de acordo com o compromisso que pretende assumir. 

 

Elane Carvalho, Contadora, especializada em auditoria e controladoria, empresaria atuando como gestora da Premium Auditoria e Consultoria Empresarial em Brasília-DF. 

 

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco "i", Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)