Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Especial para o Admite-se
08/02/2013 11:41
Networking é a poupança que você, previdentemente, faz em tempos de bonança antes mesmo que a necessidade bata à sua porta. Todos sabem da importância de manter uma boa rede de relacionamento, mas muito poucos sabem que essa construção deve ser iniciada desde cedo e de forma estratégica. O processo de construção de uma rede de relacionamento eficaz tem como ponto de partida o núcleo familiar, estendendo-se ao circulo de amigos, depois família de amigos e daí por diante, possibilitando a construção de uma teia onde cada fio oferece múltiplas possibilidades de conexões.
Algumas pessoas acham que para fazer networking basta apenas colecionar contatos influentes nas redes sociais e aproximar-se de pessoas em posições estratégicas nas empresas e com uma visão pobre de como funciona o mecanismo de manutenção das redes de relacionamento, quando precisam se valem dos contatos amealhados para apresentar suas pretensões. Lamento informar, mas isso decididamente não énetworking. Reproduzindo a visão de Bert Hellinger “para que as relações sejam justas devem oferecer trocas”.
Uma rede de relacionamento honesta é feita de “conexões” e não de apenas de meros contatos. A despeito do termo ser bastante conhecido no universo corporativo, o networking parece só ter importância quando existe o interesse em conquistar novas oportunidades de trabalho, pedir indicação ou oferecer produtos e serviços. Movimentos feitos apenas diante de uma necessidade, quando, de fato, a premissa básica donetworking é desenvolver uma rede de contatos com o objetivo de promover a “troca” de experiências entre profissionais.
Fonte: Correio Web