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Abertura de Empresa

O contador é um profissional essencial para as empresas

 Por Elane Carvalho, 20.6.2013

 

O CONTADOR é um profissional essencial para as pequenas empresas. Ao contratá-lo, as obrigações de sua empresa para com os órgãos federais, estaduais, com sindicatos e convenções coletivas, além de toda obrigatoriedade de informação ao governo, mediante livros eletrônicos e declarações, etc, ficam na responsabilidade desse profissional, como também enviar as guias de recolhimentos em tempo hábil para que os pagamentos sejam efetuados.

 

O contador deve estar totalmente apto para assessorar nas decisões dos negócios das empresas. Por serem muito amplas as responsabilidades, geralmente o contador torna-se um empresário e contrata contadores, técnicos e consultores para prestar assessoria aos seus clientes. 

 

Desde a estrutura do contrato ou estatuto social da empresa, as obrigações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e contábeis, ou seja, tanto a contabilidade fiscal quanto a societária, buscam zelar pelos atos práticos e seus devidos registros. Esses, com vista a dar sustentação nas demonstrações contábeis de prestação de contas, como também no processamento das informações fiscais, das atividades da organização, da incidência de tributos, débitos, créditos e da apuração de impostos devidos.  

 

As orientações quanto ao formato jurídico que a empresa deverá adotar, ajudará definir quais os procedimentos, licenças e autorizações necessárias. Sendo, como por exemplo; registro da empresa, qual o melhor regime tributário e algumas sugestões e informações importantes, alem de estudos de viabilidade do negócio, plano de negócios, etc. Após a empresa constituída, o contador será o responsável a confeccionar balancetes mensais e anuais das contas da empresa, acompanhar todo o patrimônio da empresa, receitas e despesas, lucro ou prejuízo, alem das outras obrigações já citadas acima quanto aos impostos, contribuições e encargos, taxas anuais para alvarás, etc. 

 

O profissional de contabilidade deve estar por dentro de possíveis modificações na legislação brasileira, pois há mudanças diariamente. O contador também pode auxiliar nas discussões sobre alterações societárias a fim de contribuir para a tomada de decisão.

 

Para todo empresário, é fundamental ter um controle da gestão baseado em informações, organização financeira, prestações de contas, balancetes mensais e demonstrações contábeis anuais. O contador pode alertar, ainda, para os passos necessários para fechar o negócio, prazos e exigências. Ao optar por essa decisão, o empresário precisa de um balanço de encerramento das atividades, inventário, pagamento de credores e levantamento de recebíveis. Também é preciso definir como se dará o compartilhamento de bens. Depois de gerado todo o processo de liquidação, será feito o distrato comercial, as declarações fiscais de encerramento e baixas em órgãos em que a empresa mantém registro.

 

Elane Carvalho, Contadora, especializada em auditoria e controladoria, empresaria atuando como gestora da Premium Auditoria e Consultoria Empresarial em Brasília-DF. 

 

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