Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

O verdadeiro gestor de pessoas

O texto se refere sobre a importância do treinamento para a função de gestor

 

Ao pensar sobre o desenvolvimento deste novo texto, me vi analisando a postura dos gestores das empresas em que trabalhei, e comecei a me questionar, como nesta posição estratégica tão importante e almejada por todos, pode ser alcançada por pessoas que muitas vezes não possuem nem o devido perfil e principalmente preparo.

 

Assim como me questionei no passado, com certeza milhares de pessoas também fazem a mesma pergunta, será que joguei Pedra na Cruz? Para ter como ¨Chefe¨ o dito cujo ou a dita cuja?

 

Deixando de lado esta reflexão e pensando de forma prática no dia a dia das empresas, o setor de RH neste momento é peça fundamental e deve analisar o perfil e o preparo da pessoa que foi indicada pelo diretor ou por um colega que foi promovido. 

 

 

Para não acabar prejudicando o departamento no seu desenvolvimento, temos que observar que hoje existem ferramentas de avaliação, utilizadas por psicólogos que demonstram de forma fidedigna o comportamento da pessoa que almeja a posição de gestor e perceber se o candidato tem o perfil e foi preparado corretamente pelo seu gestor para sua nova função, principalmente com relação à gestão de conflitos e como atingir metas do departamento. 

 

Você leitor, pode até se questionar, existe uma preparação para o Cargo de Chefe? 

 

Sim, existe e com certeza irá ajudar e muito as pessoas que estão assumindo a liderança e seus futuros colaboradores.Este treinamento é dado no dia a dia pelo gestor do setor, à pessoa que ele identificou como possível líder que irá assumir o seu lugar. 

 

Então vamos a ele. 

 

Início do treinamento na função do gestor. 

 

Você que esta iniciando seu treinamento na função de gestor, tem que entender de uma vez por todas, que está dando um dos passos mais importantes na vida e no seu desenvolvimento humano, e saiba que seu treinamento nunca irá acabar, pois existe uma infinidade de literaturas que nos orienta e nos leva a desenvolver a prática. 

 

Entender que em toda prática, podemos errar, mas corrigir e seguir em frente é regra para o crescimento, nunca desista, acredite em você. 

 

Nesta função temos que conhecer e saber orientar nosso subordinado de forma a ajudá-lo a atingir a meta proposta a ele. 

 

Conhecer seus sonhos profissionais ou pessoais pode ser uma informação muito importante para motivá-lo a trabalhar mais. Ajudar a realizar seu sonho, pode trazer uma aproximação com ele e desenvolver um sentimento positivo de equipe. 

 

O gestor também tem que estudar o comportamento das gerações que estão atuando no mercado, para poder desenvolver seu trabalho, pois, compreendendo as gerações e seus conflitos, pode melhorar nossa equipe. 

 

Ao atingir as metas da empresa, reconhecer que foi através da equipe e nunca da pessoa do gestor, lembre-se que um técnico tem que ser reconhecido pelas pessoas da equipe, é elas que o aceitam como técnico.

 

 Com relação aos conflitos no departamento, saiba ouvir e pondere sobre suas atitudes e nunca reaja de forma emocional, você pode se arrepender no futuro e não saber como pedir desculpas. 

 

Não se ache o dono da verdade, acima do bem e do mal, nesta posição estratégica temos que entender que o líder tem que servir a seus subordinados e não ser servido por eles. 

 

Se isso estiver acontecendo na sua empresa, o gestor tem que repensar sua função. 

 

A função do gestor é agregar as pessoas e não separá-las. Gerar competição dentro do departamento pode levar à desarmonia e prejudicar a empresa. 

 

Incentivar os funcionários a estudar, fazer cursos que agreguem seu crescimento profissional, se a empresa possui um programa de incentivo, patrocine seus estudos, não tenha medo de ousar, o colaborador vai querer colocar em prática o que aprendeu no curso e vai beneficiar a empresa. 

 

Incentive a equipe a criar um banco de dados com oportunidades de melhoria do departamento ou empresa, no momento oportuno, vai ser colocada em pratica a ideia do funcionário e obtendo êxito, saiba reconhecer. 

 

No momento do feedback, fale de forma calma, saiba orientar ou reorientar para que o colaborador saia motivado, pontos de melhoria sempre existirão.

 

Não queira fazer tudo sozinho, dividir responsabilidade é multiplicar garantia de sucesso, as pessoas trabalham mais e melhor quando se sentem parte da melhoria da empresa, principalmente quando a organização se destaca no mercado. 

 

É gestor novato, como você pode ver, temos que trabalhar e ao mesmo tempo estudar, pesquisar colocar em prática, testando cada melhoria e dando certo coloque esta experiência no rol de experiências positivas. 

 

O sucesso se constrói no dia a dia, ser líder é tomar decisões, sabendo que vidas humanas dependem da sua capacidade de gerir, pois o emprego dos seus subordinados e suas famílias estão em suas mãos.

 

Sucesso!


Autor: Dennis Cid
Fonte: http://www.administradores.com.br/

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco "i", Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)