Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

Pense na empresa como uma obra que é planejada e construída todos os dias.

A maioria das casas de periferia dos grandes centros urbanos foi construída enquanto se improvisava o planejamento. Existem muitas casas que preocupam os arquitetos. As janelas são pequenas demais, o pé direito fora das normas, a ventilação e a iluminação internas não foram adequadamente planejadas e executadas.

Mas existem algumas improvisações que deram certo por sorte ou porque quem construiu a casa teve recebeu a ajuda de um profissional da área enquanto executava a obra. Vamos aproveitar essa analogia para refletir sobre a construção de uma empresa.

Você pode passar anos otimizando o seu plano de negócios, como muitos gastam um tempo enorme na elaboração da planta da própria casa. Mas sua empresa só vai existir de fato, com chances de gerar lucros que superem os prejuízos, quando for colocada de pé e você se mudar pra dentro.

Porque ainda não inventaram o plano de negócios perfeito. E a cada dia que você gerencia seu negócio, vai ter que combinar o olhar do dono, do fornecedor, do funcionário e, principalmente, da clientela e ser capaz de se decidir, em tempo real, qual a melhor solução.

Na maioria das vezes, o empreendedor de primeira viagem tende a se decidir sozinho. Mas é bom sempre se manter atento às sugestões de quem pode ajudá-lo a ter o melhor cenário possível.

Lembre-se, se puder da construção de uma residência. Até mesmo quando temos a expertise de um arquiteto, vamos precisar da opinião de um engenheiro civil, que por sua vez, dependerá do ponto de vista do mestre de obras e dos profissionais responsáveis pela parte hidráulica e elétrica, se quisermos construir uma residência harmônica e habitável.

Ouvir e analisar sugestões de nossos parceiros de negócios gera como custo nos reeducarmos para baixar a bola de nosso ego, sempre exaltado, que nos torna vítima preferencial de certezas pessoais.

Com o tempo vamos aprender, também, que diferentemente da construção de uma residência, com paredes e colunas sólidas, uma empresa é sempre uma abstração. Uma abstração que se recompõe, a cada instante, a partir dos relacionamentos e percepções das pessoas e seus interesses envolvidos em cada decisão a ser tomada.

Daí a necessidade de termos consciência que construímos a empresa todos os dias, com tijolos intangíveis que têm a ver com a expertise dos profissionais envolvidos na cadeia produtiva, com as expectativas dos clientes ou consumidores, com os acordos que soubermos estabelecer.

E, caso tenhamos sucesso em nossos empreendimentos, o confirmaremos contratando um arquiteto, um engenheiro e um mestre de obras para registrar nosso sucesso na construção da casa dos nossos sonhos. 

Fonte: http://economia.uol.com.br/

 

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco I, Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)