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Por que fazer uma auditoria na empresa?

É importante que toda empresa submeta seus processos a uma avaliação periódica para analisar a conformidade entre o que é planejado e o que é efetivamente executado. Por isso, a auditoria pode ser considerada como um auxílio em direção à melhoria dos processos das organizações, tendo em vista que as avaliações e sugestões resultantes do diagnóstico são fundamentadas nas boas práticas do mercado.

A contratação de uma auditoria é, talvez, um dos grandes passos que uma empresa pode dar em direção à otimização de sua governança corporativa. Por outro lado, ela também pode ser um desafio para a alta gerência e todos os demais colaboradores, uma vez que avalia as atividades e pode trazer mudanças na forma como os processos são executados.

Nosso post de hoje esclarece o que é uma auditoria, como ela pode ser feita e quais benefícios ela pode trazer para a organização. 

O que é uma auditoria?

A auditoria é um processo de exame sistemático e cuidadoso relativo às atividades desenvolvidas na empresa, a fim de verificar se elas estão sendo executadas de acordo com o que foi estabelecido previamente, se foram implementadas de forma eficaz e se estão em conformidade com o cumprimento dos objetivos.

Como ela é feita?

A auditoria pode ser classificada como interna ou externa. Na auditoria interna se designa um funcionário da própria empresa para acrescentar valor e melhorar seus processos. Esse colaborador avalia os procedimentos a fim de minimizar erros e detectar possíveis fraudes ou processos ineficazes. Esse procedimento também pode ser considerado como uma verificação e respectiva validação de processos, para a devida correção de desvios.

Já na auditoria externa, um auditor independente é contratado, sem vínculo empregatício, para analisar os processos da empresa e emitir uma opinião sobre o que foi avaliado. Esse profissional normalmente trabalha em conjunto com o auditor interno para testar a eficiência dos processos implementados. Suas conclusões são reportadas diretamente à diretoria.

 

Por que se deve fazê-la?

Em alguns casos, algumas empresas são obrigadas por lei a passar por auditorias semestrais ou anuais por um auditor independente, mas há, sim, outros motivos para se fazer uma auditoria. Alguns deles são:

  • • Procedimento: para definir quais riscos podem interferir na governança, busca-se aprofundar os conhecimentos sobre os processos e os controles;
  • • Prevenção: com a intenção de evitar erros e possíveis fraudes, procura-se saber se os controles que a empresa utiliza são suficientes e se as atividades realizadas na prática são condizentes com o que foi planejado;
  • • Credibilidade: a fim de comprovar se os números registrados na contabilidade são condizentes com a realidade da empresa, avaliam-se os registros e as movimentações.

Quais são os benefícios?

Dentre os benefícios que uma auditoria pode proporcionar às empresas, podemos citar:

  • • Melhoria nas práticas de governança corporativa e aumento de transparência e confiança perante os parceiros;
  • • Tomada de decisão baseada em dados e processos validados por meio de melhores práticas por terceiros;
  • • Identificação de oportunidades de melhoria nos processos, procedimentos, controles internos e sistemas;
  • • Reconhecimento de possíveis riscos para a empresa.

De uma forma geral, podemos dizer que o trabalho de um auditor permite que o gestor entenda e aperfeiçoe sua administração, utilizando as melhores práticas já aplicadas no seu ramo de atividade.

 

Fonte: Blog Sige Cloud

 

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