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De bancário a master-franqueado de uma das maiores redes de empadas do País, a Empada Brasil, o empreendedor Márcio Rangel conta como obteve um crescimento de mais de 100% em apenas três anos

 

Muitas pessoas são bem-sucedidas em sua profissão, mas nutrem um enorme desejo de concretizar novos projetos. Este é o caso do master-franqueado no estado de São Paulo da rede Empada Brasil, Márcio Rangel. Profissional da área de marketing de um banco durante 20 anos, por mais de dez, ele pesquisou um negócio no ramo de franquias que fosse rentável e, ao mesmo tempo, tivesse qualidade e chances reais de crescimento em longo prazo. 

 

O incentivo maior para a mudança de carreira veio quando surgiu a oportunidade de se tornar franqueado da marca, que nasceu na cidade serrana de Petrópolis com receitas tipicamente mineiras. Após cinco anos e bons resultados, foi convidado a impulsionar a expansão dos negócios no estado de São Paulo. Em apenas três anos na nova atribuição, atingiu um crescimento de mais de 100% no número de franquias abertas. “Acredito que o principal fator que contribuiu para o crescimento foi a criação de um escritório regional em São Paulo e também de uma central de produção e distribuição de salgados, com total estrutura para atender aos franqueados”, explica.

 

Atualmente, as 34 lojas administradas por Rangel, presentes em municípios como Campinas, Itatiba, Mongaguá, entre outras, além das unidades da capital paulista, vendem cerca de 250 mil empadas por mês e, juntas, chegam a um faturamento de R$15 milhões por ano. Até o final de 2013, Rangel prevê a abertura de mais dez pontos de venda.Nessa entrevista, ele fala sobre estes e outros assuntos, como a estratégia de acrescentar ao cardápio saladas, sanduíches e outros salgados, além da abertura de novas lojas em locais de grande concentração de pessoas, como o metrô.

 

Por que você decidiu largar um emprego sólido e aceitar o desafio de comandar uma rede de franquias no setor de alimentação? Você já tinha algum tipo de experiência nesse setor?

 

Márcio Rangel - Trabalhei no mercado financeiro durante 20 anos e há dez comecei a pesquisar alguns segmentos no ramo de franquias, até achar que seria o momento oportuno de buscar novos desafios. Primeiramente, me tornei franqueado da rede Empada Brasil e, após cinco anos, juntamente com outro franqueado, viramos master-franqueados no estado de São Paulo. Nossa nova missão era montar uma estrutura em São Paulo para atender às demandas da rede no estado e prospectar novos franqueados.

 

O que modificou em sua vida profissional com a mudança de “emprego”?

 

Rangel - Mudou tudo, desde o fato de não ter mais horário fixo para cumprir e não ter mais a figura do "chefe", até a questão de me dedicar mais tempo a minha vida pessoal, além do retorno financeiro. Como inicialmente eu era um franqueado e precisava administrar o negócio como um todo, houve também um enorme crescimento profissional. Tinha de tomar decisões que me propiciaram a visão global de uma empresa. Mesmo em menores proporções, por ser um negócio bem menor do que a empresa em que eu trabalhava, tive de implementar uma sistemática de gestão mais ampla.

 

Quais os principais atrativos da Empada Brasil em relação a outras redes similares que chamaram a sua atenção? 

 

Rangel - O que realmente me chamou a atenção foi o próprio produto: a empada. Ela era realmente de qualidade superior a todas as que eu já tinha experimentado. Esse foi o principal fator de decisão para eu optar pela Empada Brasil. Além disso, outros itens pesaram na escolha: as lojas são muito aconchegantes, com instalações elegantes e tudo é pensado de forma a atrair a atenção dos clientes. Desde a altura do balcão e a distância dele em relação à calçada, até ao sousplat usado para servir as empadas, que são saboreadas com colher.

 

Qual o paralelo que você traça entre o universo bancário e o de franquias?

 

Rangel - Do ponto de vista do negócio em si, não há muita semelhança. São atividades bem diferentes. Mas como trabalhei na área de análise de mercado/ marketing, muito conhecimento que eu tinha foi útil para aplicar na minha nova atribuição. Desde definições de critérios para escolha de novos pontos de vendas e estratégias de crescimentos da rede, até ações promocionais, enfim, uma série de itens que são perfeitamente aplicáveis ao modelo de franquias.

 

Sob seu comando, a rede obteve 100% de crescimento em três anos no estado de São Paulo. Quais as estratégias de gestão que você adotou para alcançar esse resultado?

 

Rangel - O crescimento em São Paulo foi decorrência de um trabalho conjunto com os meus sócios. O principal desafio de crescimento que tínhamos na época era a necessidade de produzir as empadas na própria loja. Isso nos obrigava a ter lojas maiores, com investimento inicial maior e mais funcionários. Pensando nisso, montamos uma cozinha central que nos permitiu entregar as empadas prontas aos franqueados. Desta forma, o trabalho do franqueado reduziu de forma significativa. Além disso, passamos a contar com a possibilidade de implementar quiosques e micro lojas em supermercados, shoppings, metrô etc. Outro fator determinante foi a criação de um escritório regional dedicado a atender aos franqueados e candidatos à franquia de forma mais dinâmica em São Paulo.

 

“Tinha de tomar decisões que me propiciaram a visão global de uma empresa. Mesmo em menores proporções, por ser um negócio bem menor do que a empresa em que eu trabalhava, tive de implementar uma sistemática de gestão mais ampla” 


Márcio Rangel, da Empada Brasil

 

Quais  regiões do estado de São Paulo pretende atingir e por quê? 

 

Rangel - Nosso foco são as cidades com população superior a 120 mil habitantes. Mas, do ponto de vista estratégico, visamos cidades que são pólos atrativos para as cidades vizinhas e acabam sendo formadoras de opinião. Assim, temos muito interesse em Santos, Sorocaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, entre outras.

 

Quais as principais estratégias que você pensa em traçar para continuar crescendo em São Paulo?

 

Rangel - Estamos reestruturando nosso sistema de entrega de produtos para que nos permita mais agilidade, seja por meio de frota própria ou da terceirização da entrega em cidades mais distantes. Assim, conseguimos manter agilidade na entrega sem necessariamente aumentar de forma significativa os custos com frete. Outro fator importante é continuar lançando novos produtos para que sempre haja alguma novidade para nossos clientes. A renovação é fundamental. Reforçamos nossa consultoria de campo, visando à identificação de novas oportunidades de pontos comerciais.

 

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