Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

Recrutamento e seleção de pessoal

As empresas diante da rotatividade de pessoal ou até mesmo diante da carência de determinados funcionários procura fazer recrutamento para busca de novos funcionários capaz de suprir as devidas carências na empresa, afinal nos dias de hoje a Gestão de Pessoas vem tendo grande espaço nas empresas e é uma das áreas mais importantes no mundo empresarial. Nesse contexto surge a necessidade de mão de obra para determinado cargo, para isso faz-se necessário dois processos, recrutar e selecionar.

 

O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos no mercado de recursos humanos para abastecer seu processo seletivo. Na verdade, o recrutamento funciona com processo de comunicação: a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho ao mercado de recursos humanos. (CHIAVENATO, 2010 ,p.114).

 

Internos: São os recrutamentos feitos internamente com mão de obra da própria empresa, são mais baratos, mais rápidos, porém não trás uma mão de obra nova à empresa, priorizando mão de obra local.

 

 

Vantagens:

 

Fonte de Motivação: O processo de recrutamento interno possibilita motivação para os funcionários que têm projeção de carreira.

 

Menor Tempo: Afinal o tempo para recrutar e selecionar um candidato de fora seria bem maior.

 

Menor Custo: Menor gasto com mão de obra, sem necessidade de anúncios, divulgações no geral.

 

Melhor Adaptação: O candidato já conhece a organização, portanto já estará adaptado ao clima e cultura organizacional.

 

Investimentos em Treinamento: Funcionários de dentro da organizacional trará menor gasto com treinamento, afinal o processo de treinamento para um funcionário que necessitaria de integração à Organização seria maior.

 

Desvantagens:

 

Treinamento: Depois de treinado pode acabar saindo da organização para outra empresa.

 

Clima ruim entre os envolvidos: Afinal pode se ter impressão de favoritismo no recrutamento e isso gerar um clima organizacional enfraquecido.

 

Carreirismo: Pode ser gerado uma impressão errônea sobre um provável sucesso na empresa.

 

Renovação de Ideias: As idéias não trarão novidades externas à empresa, afinal no meio externo poderia trazer funcionários com posicionamento e idéias diferenciadas.

 

Externos: São recrutamentos feitos com mão de obras de fora da empresa, ou seja, busca por novos funcionários, são mais caros, mais demorados, porém pode trazer pessoas qualificadas para dentro da empresa, investindo assim num maior capital intelectual, afinal o recrutamento externo possibilita uma maior chance de eficiência, afinal busca-se mão de obra externa à empresa, com características e competências diferentes, dando oportunidades a pessoas de fora da organização.

 

Vantagens:

 

Sangue novo: Novos potenciais para a empresa.

 

Experiência: A formação é normalmente um dos fatores que fazem a empresa gastar em mão de obra mais cara quando contrata um novo colaborador. O recrutamento externo evita despesas adicionais de formação e desenvolvimento e pode assim trazer uma mão de obra que promova maior desempenho e possa dar mais resultado na produtividade, eficiência e eficácia.

 

Diversidade: O recrutamento externo cria, por isso, muitas oportunidades que permitem à empresa encontrar candidatos mais capacitados e experientes, que irão ajudar a empresa a conseguir preencher os critérios de diferenciação. O recrutamento externo não só renova o capital intelectual dentro da organização, como também permite pessoas mais preparadas de fora.

 

Vantagem Competitiva: O recrutamento externo possibilita à empresa contratar colaboradores de vasta experiência, que podem tornar a empresa mais competitiva no mercado. Em alguns casos é possível contratar colaboradores da concorrência, o que permite à empresa conhecer informações antes desconhecidas acerca do concorrente. Sendo assim uma excelente vantagem competitiva na busca do Market share do mercado.

 

Inovação: Funcionários contratados através de recrutamento externo podem trazer novos pontos de vistas, assim acrescentando idéias e possibilidades de mudanças.

 

Desvantagens do Recrutamento Externo:

 

É um processo mais demorado que o recrutamento interno;

 

É mais caro que o recrutamento externo;

 

É menos seguro que o recrutamento interno, pois os candidatos externos são estranhos à organização;

 

Pode monopolizar as vagas e as oportunidades dentro da empresa, criando conflitos internos quanto ao plano de carreira oferecido a mão de obra local.

 

Misto: É feito o recrutamento externo, caso a empresa não se interesse por nenhum dos candidatos externos à empresa faz-se o recrutamento interno, ou seja, todos os recrutamentos envolvidos. As vantagens e desvantagens tanto do recrutamento interno quanto externo.

 

Seleção de Pessoas: Após o recrutamento são feito entrevistas e avaliações para que assim selecione os candidatos aptos ao contexto organizacional, análise feita envolve o perfil e capacidade de cada um, verificando-se as atitudes, competências e habilidades de cada um e se chegando a conclusão dos candidatos qualificados para os determinados cargos vagos.

 

As técnicas de seleção são as seguintes: prova de conhecimentos ou de capacidade, testes de personalidade, testes de seleção, técnicas de simulação e entrevistas, não necessariamente nessa ordem, poucas empresas utilizam todas as técnicas.

 

Após o processo de seleção, é fundamental o feedback aos candidatos que participaram do processo de seleção. Portanto, para se atrair e alocar mão de obra qualificada e condizente com as funções do cargo vago é necessário bom recrutamento e seleção de pessoas.


Fonte: http://administradores.com.br/Autor: Newton de Almeida

 

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco "i", Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)