Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

Respeite a verdade em sua carreira profissional

Um gravíssimo problema que enfrentamos é a falta de interesse das pessoas pela verdade e a crença de que ela é relativa. A notícia de que um boato em uma rede social provocou o linchamento e morte de uma mulher inocente é ultrajante e desoladora. Mas, infelizmente, também nas empresas as pessoas desenvolvem ações sem buscar com a devida profundidade a verdade em meio aos fatos.

 

O resultado é que os profissionais fazem coisas que não deveriam e que prejudicam, além de outras pessoas, suas próprias carreiras, especialmente no longo prazo.

 

A causa disso é que desprezam ensinamentos que serão impostos pela realidade com o passar do tempo. Uma solução é refletir sobre lições extraídas da vida de outros que os precederam.Gostaria de destacar cinco verdades:   

 

 

1) Você é quem deve cuidar de sua carreira. As empresas estão em uma luta de vida ou morte pela própria sobrevivência. Querer que elas se salvem e preservem alguns empregos é pedir muito. Querer que elas o façam e ainda ofereçam um plano de carreira a seus funcionários é pedir o impossível. Você é quem deve saber se a empresa em que está faz parte do seu plano de carreira, principalmente de longo prazo. E, se ela não fizer, procure outro lugar para trabalhar.   

 

2) Se você parar de se aprimorar, ficará para trás. O mundo é uma escada rolante de descida que você tem de subir. Se o fizer muito devagar, ficará parado. Somente quem sobe correndo é que se desloca, ainda assim com uma velocidade menor do que seus esforços.

 

E quem está parado está criando um abismo entre si e a realidade. Não lute contra o novo, especialmente a tecnologia, abrace-a e aprenda a usá-la a seu favor. Lembre-se: a mais importante rede social que você pode integrar é uma rede de conhecimento.   

 

3) Faça parte de um time. Uma empresa é uma equipe, não jogue contra outras pessoas ou departamentos. Você irá se prejudicar, se não contribuir para que a empresa, como um todo, ganhe.   

 

4) Você poderá precisar amanhã das pessoas que prejudicar hoje. Networking não é um jogo de interesses de curto prazo. Você deve zelar por sua imagem e reputação ao longo de toda a sua vida profissional. É terrível observar o que acontece com pessoas que são desleais ou tratam mal outras ao longo de suas carreiras. O fim é de isolamento e, em alguns casos, de terríveis problemas financeiros.

 

5) Verifique sempre uma informação. Antes de acreditar em um dado, observe se a fonte é confiável, audite e, na dúvida, verifique pessoalmente. Existem duas formas de permanecer na ignorância: uma é não saber os fatos; a outra é ser afogado por eles. Seja seletivo quanto à sua fonte de informação e sempre desconfie de que possam existir propósitos inconfessáveis por trás de cada notícia.

 

Descubra seu caminho em meio a esse mundo complexo e perigoso. Por mais difícil que seja, construa sua carreira com conhecimento e dignidade e lute para alcançar o mais alto posto que puder. Afinal, se quisermos um mundo melhor, precisamos de pessoas preparadas e dignas em cargos relevantes. Uma delas pode ser você!

 

Autor: Silvio Celestino
Fonte: http://administradores.com.br/

 

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco "i", Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)