Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

Tornando-se líder

“Uma pessoa extraordinária atrai pessoas extraordinárias e sabe como mantê-las unidas.” (Johann Wolfgang Von Goethe)

 

Líder é uma palavra de origem inglesa (“leader”) que, conforme dicionário da Língua Portuguesa possui como significado:

 

1.Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros.

2.Pessoa ou entidade que lidera ou dirige.

3.Chefe de um partido ou movimento político.

 

 

Quando falamos em líder ou liderança, é comum as pessoas obterem exemplos no mundo corporativo, pois grandes empresas buscam constante desenvolver seus profissionais para que se tornem líderes eficazes e conhecidos. Capazes de motivar equipes, elevar a performance e resultados da empresa, ter maior influência e impacto sobre os profissionais.

 

Mas o líder não é encontrado somente nas empresas. Identificamos um bom líder no momento em que ele se relaciona em sua comunidade, na maneira como toma suas decisões e por meio de suas atitudes e comportamentos. Um líder é capaz de:

 

Manter o foco no que realmente importa provendo clareza, contexto e direcionamento para si mesmo e para os outros.

 

Estar ciente do impacto que pode causar nos demais à sua volta e permanecer atento para que este impacto seja sempre positivo, motivando e trazendo à tona o que as pessoas possuem de melhor.

 

Prover desafios e oportunidades de aprendizado e crescimento a todos.

Construir relações baseadas na confiança e apoio mútuo, onde o “ganha-ganha” é a principal fonte para criação de uma base sólida de engajamento.

Buscar prontamente o desenvolvimento de si e dos demais.

Há quem diga que ser líder é algo nato, e que nem todos possuem este privilégio. Felizmente, esta não é uma verdade! O desenvolvimento da liderança é algo possível a todos que estejam dispostos a:

 

•Desafiar seus pensamentos limitantes

•Aceitar novos riscos e abraçar as novas oportunidades, saindo da Zona de Conforto

•Assumir responsabilidades pelas ações em sua vida

•Buscar constante aprendizado e ser receptivo a novas idéias e pontos de vistas das outras pessoas

Para se tornar um bom líder, primeiramente deve-se ser um modelo de atitudes e comportamentos que deseja ver em outras pessoas. Para ser um modelo, deve-se sempre dar o exemplo. Ao dar o exemplo o líder se torna referência e inspira as pessoas a buscarem a excelência e darem o melhor de si. Por isso, líderes são modelos positivos e obtêm com mais facilidade Comprometimento, Cooperação, Apoio e Resultado de seus seguidores.

 


Independente de seu cargo ou idade, você só terá a ganhar se começar a desenvolver as competências de um bom líder desde cedo. Além disso, com competências e habilidades desenvolvidas, você terá maior sucesso e produzirá resultados maravilhosos em diversas áreas:

 

•No convívio familiar

•Em seu meio social

•E em sua vida pessoal

 

Identifique as ações que você pode começar a ter a partir de hoje para tornar-se referência como líder em sua casa, seu trabalho e em seu meio social. Reflita sobre cada uma. Avalie e explore as opções de modo a ter pequenas mudanças constantes e execute-as.

 

 

 

O que devemos ter sempre em mente é que somos observados o tempo todo pelas pessoas, e muitas vezes vistos como modelos. Portanto, ao darmos o melhor de nós mesmos e sempre de forma positiva, inspiramos as demais pessoas a fazerem o mesmo!

 

Autor: Rogerio Cunha
Fonte: http://administradores.com.br/

 

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco I, Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)