Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

Transforme suas idéias em franquias

A gestão da propriedade intelectual é fundamental para qualquer negócio criativo. Na Inglaterra o próprio significado de economia criativa está muito atrelado à gestão das marcas e patentes, tamanha a relevância que essa questão se revela por lá.

No Brasil temos alguns problemas que impedem de enxergar o potencial econômico da gestão das idéias. O primeiro é o sistema jurídico, desde a fiscalização até o cumprimento da legislação em vigor. Depois encaramos os problemas da própria legislação, deficitária em muitos pontos para o empreendedor que pretende levar a cabo iniciativas próprias levando em conta o licenciamento de conteúdos.

 Por último, a própria cultura de uso dos conteúdos e dos modelos de negócio do mundo digital, que tornaram a gestão estratégica mais complexa, apesar de criar inúmeras oportunidades de difusão de conteúdos, antes impensadas.

A questão não é só decidir se o seu conteúdo é proprietário ou colaborativo, se é copyright ou copyleft. 

O desafio é criar um modelo de negócios que atenda ao mesmo tempo as necessidades de difusão de conteúdo e de monetização do mesmo. Às vezes é preciso mesclar modelos.

Muitos veículos de mídia, por exemplo, como o New York Times e por aqui a própria Folha de São Paulo, adotaram um modelo chamado freemium, com parte do conteúdo free e outra premium, que é paga, para quem desejar se aprofundar na experiência e/ou no serviço oferecido.

Um erro na definição desse modelo é suficiente para colocar o futuro de um negócio criativo em risco. Por isso eu sempre recomendo pensar em todas as formas de transformar uma idéia em uma franquia, com cobrança de pedágios, bilhetes, licenciamentos etc. Depois de levantar todas as possibilidades de obtenção de recursos, começamos a pensar em como tornar esse conteúdo acessível a um número cada vez maior de pessoas.

Ao divulgar um conteúdo de primeira linha nas redes, nas telas convergentes, nos territórios de livre acesso, podemos construir iscas eficientes para fidelizar clientes e torná-los fãs e apreciadores de marcas-anzóis, com modelos financeiros bem definidos e sustentáveis.

Fonte: http://www.empreendedorescriativos.com.br/artigos/transforme-suas-ideias-em-franquias/

 

Premium Contabilidade
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco I, Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)
Facebook linkedin twitter Instagram Atendimento Online