Premium Contabilidade Assessoria e Auditoria

Contabilidade no Distrito Federal

Abertura de Empresa

Franquias é o negócio da vez

O crescimento do setor de franquia, em 2010, chegou a 20,4%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising

Ser franqueado não é ser somente patrão nem apenas empregado, é uma mistura desses dois lados. O franqueado gerencia a loja; porém, nos moldes do criador da franquia. É o suporte do franqueador em troca de porcentagem do faturamento. 

 

Por isso, muita gente, quando deseja montar o próprio negócio, pensa primeiramente nesse modelo, por ser um empreendimento de baixo risco. Apesar de oferecer maior segurança, o sucesso da firma só será alcançado com muita dedicação e entusiasmo.

Mitos e verdades

Há uma crença de que gerenciar uma franquia dá pouco trabalho. Mas, principalmente no início, é preciso se empenhar muito. As regras da franqueadora foram criadas para garantir a eficiência do negócio, por isso é importante que o proprietário seja obediente às normas, sem discuti-las.

 

Existe, ainda, o pensamento que investir em franquias dá retorno rápido e garantido. É preciso ter em mente que o franqueador não garante rentabilidade, faturamento ou lucratividade, devendo tal expectativa ser muito bem analisada.

 

Outro mito é pensar que a própria marca “se vende”. Apesar de estar fazendo parceria com uma marca conhecida, é preciso divulgá-la com eficiência. Confiar exclusivamente na força do nome e tomá-lo como permanente pode ser um erro grave.

 

Dicas


Para investir nesse ramo, o primeiro requisito é ter afinidade com o segmento e a marca. Mas também é importante desenvolver o empreendedorismo, ser dinâmico, bem como saber fazer a análise do mercado e ter dedicação pessoal.

 

Dê prioridade às opções que oferecem retorno em 24 meses, treinamento e acompanhamento do funcionamento nos dias de inauguração. Antes de assinar o contrato, verifique com cuidado o volume de cobranças por taxas adicionais e multas. 

 

Peça opinião de um consultor ou advogado. Ele não poderá mudar as cláusulas, uma vez que o documento é de adesão, mas poderá esclarecer as dúvidas para que a decisão seja tomada com segurança.

 

Por: Clara Peron.

Premium: Contabilidade, Assessoria e Auditoria
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco I, Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-9328 / 3244-4605 / 3224-4041 / 99279-1914 (claro)