capital de giro

Entenda a importância do capital de giro

Uma coisa podemos afirmar: administrar um negócio é um desafio! Independente do porte ou do segmento de uma empresa, com o aumento da competitividade entre organizações, hoje em dia, é preciso muito mais do que apenas colocar seus produtos à venda.

Seja em um pequeno escritório de contabilidade ou em uma grande indústria de placa de circuito impresso, se adequar ao fator externo e extrair o máximo de produtividade dos recursos internos é fundamental

E quando se trata do setor de finanças, uma análise que requer a atenção dobrada dos empreendedores é em relação ao capital de giro.

De maneira básica, o capital de giro se trata de um capital reservado para que a empresa possa continuar realizando as suas atividades profissionais.

Em uma empresa de alpinismo industrial, por exemplo, o capital de giro pode ser utilizado para comprar matérias-primas, equipamentos de proteção, e até mesmo realizar o pagamento de fornecedores.

Ou seja, é todo dinheiro necessário para financiar as suas operações, com o intuito de que a empresa continue atuando no mercado de maneira sustentável.

Mas, afinal, por que ter um capital de giro é necessário? Para descobrir a importância desse recursos financeiro, criamos este artigo com os principais motivos. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?

Mantém a empresa nos primeiros meses

Um desafio ainda maior para a maioria dos empreendedores é manter uma empresa em pleno funcionamento nos primeiros meses.

Afinal, neste período, o negócio ainda não é conhecido, não tem uma carteira de clientes e suas estratégias ainda engatinham, por isso, não há muitas entradas no caixa. Ao contrário, as saídas de caixa são extremamente altas.

Ou seja, para os primeiros meses, o capital de giro é mais que crucial. Normalmente, ele é o responsável por manter a empresa em funcionamento e realizando as manutenções necessárias, até que o próprio negócio consiga obter receita por meio dos seus clientes.

Possibilita vendas a prazo

Outra das maiores vantagens do capital de giro é que, por meio dele, a empresa pode vender a prazo no crédito e proporcionar mais opções para satisfazer e fidelizar seus clientes, sem precisar se preocupar com o vácuo no fluxo de caixa.

Com o capital de giro, a organização pode suprir todas as lacunas no caixa, quando necessário, além de também possibilitar que ela continue vendendo a prazo. Dessa forma, é possível ter vantagens competitivas e garantir a boa experiência dos seus clientes!

Garante o controle financeiro do negócio

Sabemos que as dívidas e a falta de um controle financeiro pode fazer com que um negócio fique no escuro, a um passo do fracasso. Por mais que pesado que isso pareça ser, é a realidade de milhares de empresas.

Imagine uma empresa de redes de proteção: sem um controle financeiro, a companhia não terá uma visão tão clara do seu próprio negócio, muito menos fará planejamentos que condiz com a sua situação. Por isso, o capital de giro é essencial para suprir todas as necessidades operacionais e manter a saúde financeira.

 

 

Fonte: Contábeis

AssessoriaAssessoria EmpresarialBrasiliaConsultoria TrabalhistaContabilidade EmpresarialDepartamento Pessoalempreendedorismoempreenderimposto de rendaImpostosNotíciasSem categoria

aumentar a rendacapital de girocontabilidadecontadorcontador brasiliacontador dfcovid19empreendermarketing digitalmudar de contadornegociospandemia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Premium Contabilidade
Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco I, Nº 30, Salas 702, 703 e 704, Edifício Central, Asa Sul, Brasilia, DF 70304-900
Tel.: (61) 3964-4605 / 3244-4605 / 3224 - 4041 / 9279 - 1914 (claro)
Premium Contabilidade Premium Contabilidade (61) 3964-4605 contato@premiumcontabil.com.br