A emissão de notas fiscais é um assunto muito sério. Quem deixa de emiti-las não retêm impostos e não documenta as vendas de produtos e serviços da gestão.
Como consequência disso, o fisco não obtém as informações necessárias para tributar as operações financeiras.
Em outras palavras, uma empresa que não emite notas fiscais está na ilegalidade.
E não pense que as contrariedades acabam por aí. Você pode emitir notas fiscais com dados equivocados e cometer outros erros, como:
- Cálculo incorreto da alíquota;
- Cadastro desatualizado de clientes;
- Não armazenar os XMLs das notas.
A fim de evitar qualquer problema contábil, é muito importante emitir as suas notas fiscais corretamente. Não se esqueça que existem diferentes tipos de documentos fiscais:
- Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e);
- Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e);
- Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e).
Além de permitir o pagamento de impostos, elas facilitam o trabalho de seu contador e de sua gestão financeira. Portanto, não perca mais tempo: comece a emitir notas fiscais quanto antes.
Saiba que existem duas possibilidades para realizar essa atividade.
A primeira acontece pelo site da prefeitura de seu município. Desse modo, é necessário acessá-lo, fazer o cadastro e começar a emitir seus documentos. Porém, esse processo não é sempre simples e funcional.
Cada prefeitura tem regras e procedimentos diferentes.
Ou seja, você precisa entender o que é exigido pelo município e fornecer os dados e os documentos solicitados. Algumas prefeituras pedem certificado digital, enquanto outras pedem apenas login, senha ou frase secreta.
E não se esqueça: o site da prefeitura pode sofrer instabilidades. Nessas horas, você não consegue gerar as suas notas fiscais e precisa ficar repetindo a atividade até obter sucesso, perdendo tempo e até mesmo a sua paciência.
Quem deseja ser mais produtivo e ter uma solução escalável utiliza um emissor de notas fiscais automáticas. Essa ferramenta lida com as particularidades municipais e absorve o desequilíbrio do sistema da prefeitura ou da Secretaria de Estado da Fazenda também.
Fonte: enotas