Declaração do MEI 2024: veja prazo de envio e como preencher a DASN
Os MEIs (microempreendedores individuais) devem enviar a declaração de faturamento, chamada de DASN-Simei (Declaração Anual para o Microempreendedor Individual). O prazo termina no dia 31 de maio deste ano.
A declaração é um relatório que todos os MEIs precisam enviar à Receita. Lá, constam todos os ganhos do empreendedor ao longo do ano, conforme as notas fiscais emitidas pelo negócio.
COMO ENVIAR A DECLARAÇÃO DO MEI
– Acesse o site do Simples Nacional, informe o CNPJ e clique em continuar;- Marque o ano de referência da declaração. Em 2024, é preciso selecionar o ano de 2023, já que os ganhos se referem ao ano anterior;- Informe o valor da receita bruta total (vendas) para quem trabalhar com comércio, indústria, serviço de transporte intermunicipal e interestadual e/ou fornecimento de refeições (sujeitas ao recolhimento de ICMS);
– Se for um trabalho ligado a prestação de serviços de qualquer natureza (sujeitas ao recolhimento de ISS), informe o valor da Receita Bruta Total (prestações de serviços);- Preencha campos adicionais que podem ser solicitados;- O último passo é informar se teve, ou não, funcionário durante o ano;- Revise as informações antes de enviar. Ao checar que está tudo certo, clique em “transmitir”. Guarde o recibo da declaração, para comprovar que a declaração foi enviada, caso haja algum problema no futuro.
Caso o MEI não envie dentro do prazo, está sujeito a cobrança de uma multa de, no máximo, R$ 50. Se a multa for paga em até 30 dias, ela cai para R$ 25.
QUEM PRECISA ENTREGAR A DASN
Todos os microempreendedores, inclusive aqueles que não tiveram faturamento no ano. Se não houve ganhos, o empresário deve enviar a declaração com o faturamento zerado.
Mesmo quem deixa de ser MEI precisa enviar a declaração pelos meses em que se enquadrava na categoria.
Fonte: Uol Economia